Instagram começa com DMs para a plataforma web

Instagram começa com DMs para a plataforma web

Por Rodrigo Dhakor

O Instagram finalmente está trazendo o "recurso" de mensagens diretas para sua plataforma web. Desde 14 de Janeiro, uma "pequena porcentagem" dos usuários globais da plataforma podem acessar seus DMs por meio do site do Instagram, o que deve ser útil para empresas, influenciadores e/ou qualquer pessoa que envie muitos DMs, além de ajudar a complementar os aplicativos. 

Essa "pequena porcentagem" faz parte apenas de um teste, afirma a empresa, e mais detalhes sobre uma "porcentagem maior" e uma distribuição em larga escala  virão no futuro. 

A experiência de mensagens diretas será essencialmente a mesma no navegador e no celular. Você pode criar novos grupos ou iniciar um bate-papo com alguém na tela do DM ou em uma página de perfil; o usuário também pode tocar duas vezes para curtir uma mensagem, compartilhar fotos na área de trabalho e ver o número total de mensagens não lidas que você possui. 

(Foto IG:dm)

É possível receber notificações de DM  na área de trabalho ao ativar as notificações para todo o site do Instagram no seu navegador. O Instagram diz que "continuará a iterar" durante todo o teste.

Quando a plataforma foi questionada por que priorizou os DMs da Web em vez de algo como um aplicativo para iPad, um porta-voz da empresa remeteu à sua justificativa e disse que "as DMs na Web ajudam seus usuários a manter contato com as pessoas no qual gostamos".

O Facebook colocou cada vez mais foco nas mensagens no ano passado. O CEO, Mark Zuckerberg, disse ao The New York Times que "mensagens privadas, grupos e histórias" eram as "três áreas de comunicação on-line que mais crescera no momento".

Vale lembrar que até o fechamento (28), como a empresa está testando o recurso, ele pode não aparecer para todos imediatamente, mas a plataforma deverá adotar uma abordagem gradual a longo ou médio prazo.