Instagram pretende lançar versão infantil do aplicativo

Instagram pretende lançar versão infantil do aplicativo

De acordo com informações, tudo indica que o Facebook está preparando uma versão do Instagram exclusiva para o público infantil. Um comunicado obtido pelo portal americano BuzzFeed News revela que a empresa está empenhada em montar uma plataforma para menores de 13 anos, idade mínima permitida na rede tradicional.

"Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho jovem como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1 [primeiro semestre]", teria escrito Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, em uma mensagem aos funcionários.

Essa novidade surge como um esforço para proteger crianças e adolescentes, depois que a plataforma sofreu críticas internacionais por permitir que eles conversassem com desconhecidos.

No último dia 16, a empresa publicou algumas medidas para preservar usuários mais jovens de assédio e bullying dentro da rede. Uma delas foi proibir adultos de enviarem mensagens para menores que não os seguem.

Ao que tudo indica, os executivos Adam Mosseri e Pavni Diwanji terão a responsabilidade de executar esse projeto. Recém-contratada do Facebook e ex-funcionária do Google, Diwanji era responsável por supervisionar diversos produtos da big tech, como o Youtube Kids

(Foto: Getty Images)

"Construiremos um novo pilar da juventude dentro do Grupo de Produto da Comunidade para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível aos adolescentes; (b) construir uma versão do Instagram que permita que menores de 13 anos usem o Instagram com segurança pela primeira vez", conclui o comunicado da marca. 

A divisão brasileira do Instagram confirmou o projeto de criação de produtos adequados para crianças e gerenciados pelos pais, como o Messenger Kids, no entanto, a marca não deu detalhes de quais recursos o novo serviço deve trazer, nem quando ele será implementado.

Ainda não há informações de quais recursos a rede social deve alterar, nem se ela estará disponível em todo o mundo.