O Joy-con e o Pro Controller do Nintendo Switch foram homologados pela Anatel. Isso significa que os dois acessórios do console foram aprovados para certificação oficial pela agência reguladora no Brasil.
O IGN Brasil verificou os registros de homologação dos Joy-Con (HAC-015 e HAC-016) e do Pro Controller (HAC-013) por meio da Anatel e confirma a autenticidade das informações.
(Fotos Captura de tela / IGN Brasil)
Os registros no site da Anatel destacam que a empresa solicitante das homologações é a própria Nintendo of America, com logradouro atribuído à sede física da empresa, nos Estados Unidos.
A Nintendo ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Segundo o Tecnoblog, a homologação dos dois tipos de controle da plataforma Switch teria vindo por meio de um pedido da empresa mineira DKAF Representações, que solicitou análise diversos produtos.
A companhia atua com "consultoria de dispositivos elétricos e eletrônicos no Brasil". O IGN Brasil tentou entrar em contato com a empresa por trás dos supostos pedidos de homologação para esclarecer as motivações para as supostas solicitações, mas não obteve resposta até o momento de publicação desta notícia.
No entanto, é preciso ter cautela considerando os registros anteriores. Em 2018, os Joy-Con e o próprio Nintendo Switch foram homologados pela Anatel a pedido de uma empresa chamada M RS Digital, que dizia ser representante da gigante japonesa no Brasil, o que não era verdade. O CNPJ da companhia foi encerrado e a homologação dos produtos venceu em 2019.
A DKAF pediu a homologação de mais de 100 produtos, incluindo fones de ouvido sem fio B&O Beoplay E8, câmera Polaroid Originals OneStep+, canetas da Wacom e sistemas de infotainment da LG para carros.
Será que ela está trabalhando na vinda do Nintendo Switch ao Brasil?
Atualmente, três anos após o lançamento oficial da plataforma, a Nintendo lançou um programa de personalização para seu console principal.
(Foto Nintendo)
Disponível apenas no Japão, o novo serviço permite que os clientes montem um kit inicial com suas próprias combinações de cores. São 10 opções de cores para novas pulseiras Joy-Con e para o Joy-Con, que incluem laranja, roxo, azul-marinho, verde-limão, rosa, entre outras.
Opções adicionais no programa de personalização contam com cartão microSD suplementar, jogos, serviço Nintendo Switch Online, estojos de transporte e equipamentos periféricos.
O programa de personalização do Nintendo Switch já está disponível no site da Nintendo Japan. Não existem detalhes sobre a chegada do serviço ao Brasil.