Um recente relatório do The Wall Street Journal mostra que a Apple obteve em 2019 um lucro operacional de cerca de U$ 8,5 bilhões com games. O valor é maior do que o alcançado por Nintendo, Sony, Microsoft e Activision Blizzard juntas.
A notícia reacendeu o argumento da Epic Games. A fabricante da franquia Fortnite entrou com uma ação contra a Apple alegando que ela detém o monopólio sobre como o software é vendido em seus dispositivos, forçando os desenvolvedores e editores a usarem seu próprio sistema de compra dentro do aplicativo. Fortnite é gratuito para jogar e depende de compras no aplicativo para gerar lucro.
Essas transações, porém, estão sujeitas a uma política que retém uma fatia de 30% em cima de todas as compras digitais por meio da App Store, usada em milhões de dispositivos em todo o mundo, incluindo iPhones, iPads e laptops. Dessa forma, a Apple alcança números vultuosos na área de games, mesmo sem ser uma desenvolvedora ou editora.
Até a Nintendo está contribuindo para esses números. Jogos como "Super Mario Run", "Animal Crossing: Pocket Camp" e "Pokémon GO" estão disponíveis para o sistema iOS.
(Foto: The Gamer)
Contudo, a desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos e consoles sediada em Quioto, aplicaria a mesma política de lucros na sua eShop.
Este é o principal argumento da Apple, apontando que outras grandes plataformas possuem a mesma prática, inclusive Google e Microsoft. Além disso, a empresa contesta o valor de U$ 8,5 bilhões, que estaria muito acima do lucro real.