Microsoft revela e anuncia novo Xbox

Microsoft revela e anuncia novo Xbox

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

O novo console da Microsoft que emplaca a nova geração de video-games da empresa de tecnologia foi finalmente revelado e de forma surpreendente, durante a premiação do Game Awards 2019, evento que é considerado o Oscar dos Games.

A revelação do Xbox Series X foi a grande surpresa da noite, e além do nome e do visual do novo console, é possível perceber que o novo modelo terá algumas mudanças no controle em relação ao modelo atual.  

(Fotos Youtube / Microsoft)

O anúncio foi feito por Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft durante o evento. "Ele vai estabelecer um novo nível de performance", afirmou o chefe, que não deu muitos detalhes sobre as especificações ou preço do aparelho, mas mostrou o seu visual, que até então era um mistério.

"Por 18 anos e três gerações, nós fizemos consoles para dar poder aos seus sonhos. Nós vemos um futuro em que você é instantaneamente absorvido nos seus jogos, em mundos ainda mais reais, imersivos, responsivos e surpreendentes, em que você está no centro da experiência do jogo", afirmou Phil Spencer.

"No próximo fim de ano, Xbox Series X vai nos guiar ao futuro dos consoles. Nosso mais rápido e poderoso Xbox vai colocar um novo patamar em performance, velocidade e compatibilidade", finalizou. 

 

Tudo que se sabe (segundo informações não oficiais) é que o console trará um novo nível de desempenho. O equipamento usará um chip personalizado da AMD, com a arquitetura Zen 2, e a próxima geração da tecnologia RDNA de chips gráficos.

O novo Xbox será capaz de rodar jogos em 4K com 60 FPS, sendo que a taxa de quadros máxima suportada é de 120 FPS. Ele também suportará a resolução de 8K e as tecnologias Variable Refresh Rate (VRR), que melhora a fluidez das imagens, e Variable Rate Shading (VRS), que melhora a qualidade das imagens sem impactar no desempenho, além do ray-tracing acelerado por hardware.

Com o Xbox Series X, a Microsoft vai lançar um novo controle wireless, que tem ergonomia aprimorada e visa se adequar a um maior número de jogadores. Ele ainda conta com o botão dedicado para o compartilhamento de capturas de tela e clipes de vídeo, além de um d-pad avançado, que é fruto do modelo Wireless Series 2, lançado anteriormente.

O novo controle será incluso junto ao novo Xbox e será compatível com o Xbox One e Windows 10.

Até o fechamento (13) não há informações e detalhes sobre preço, disponibilidade dos novos gadgets, data de lançamento e quando ele deve chegar ao Brasil.