Mobileye e Ford assinam acordo sobre próxima geração de tecnologia de direção

Mobileye e Ford assinam acordo sobre próxima geração de tecnologia de direção

A Ford anunciou na última segunda-feira (20) que começou a trabalhar com a unidade autônoma da Intel Corp, a Mobileye, para desenvolver um sistema aprimorado de prevenção de colisões para veículos, informou a segunda maior montadora de veículos norte-americana.

Segundo a montadora, o objetivo da colaboração com a Mobileye será desenvolver com uso de câmera um alerta aprimorado de colisão, detecção de veículos, pedestres e recursos de manutenção de faixa para seus veículos, incluindo modelos como F-150 e Mustang Mach-E.

A afirmação é de que a Mobileye fornecerá sua tecnologia de detecção EyeQ, juntamente com um software de processamento de visão para dar suporte ao sistema Co-Pilot360 da Ford, além de um recurso de condução "hands-free" que será introduzido no próximo ano.

(Foto Reuters)

A Ford vai incluir o logotipo da Mobileye em displays de comunicação do driver-assist e também está considerando o uso de seu sistema de mapa Roadbook, que usa dados anônimos e colaborativos de câmeras de veículos. 

Embora Ford e Mobileye trabalharem juntas há anos, o novo projeto marca a primeira vez que a montadora se compromete em garantir tecnologia para durante todo o ciclo de vida de seus veículos da próxima geração. Ambas as partes trabalharão com os fornecedores Ford Tier 1 designados para fornecer tecnologia de integração entre veículos.

A Ford anunciou no mês passado o sistema Active Driver Assist, onde o F-150 e o Mustang Mach-E estarão entre os primeiros veículos a usarem a tecnologia em 2021. O Ford Bronco usará os sistemas da Mobileye, mas não oferecerá o sistema de mãos livres, de acordo com a Ford. E esse é um possível modelo que chegará ao Brasil.

A Mobileye, com sede em Israel, comprada pela Intel por US $ 15,3 bilhões em 2017, é considerada líder em tecnologia de direção avançada, e seus clientes incluem 13 das 15 maiores montadoras do mundo, de acordo com a empresa.