Moeda digital do Facebook deverá ser lançada em Janeiro

Moeda digital do Facebook deverá ser lançada em Janeiro

A criptomoeda libra do Facebook está pronta para ser lançada em Janeiro, informou o jornal Financial Times na última sexta-feira (27), citando três fontes envolvidas no projeto.

A Libra Association, sediada em Genebra, que emitirá e administrará a libra, planeja lançar uma única moeda digital atrelada ao dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.

A mudança representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta a uma reação regulatória e política.

A libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupações de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira.

(Foto Reprodução)

A Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, está buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para emitir diversas "stablecoins" lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em "stablecoins" indexado a moedas.

Os "stablecoins" são projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro.

No entanto, de acordo com o novo plano do órgão, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior, disse o Financial Times.

A Libra Association não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A FINMA, o regulador suíço, não elaborou além de um comunicado em Abril confirmando o recebimento do pedido da Libra para uma licença de pagamento.

Cabe lembrar que o projeto também perdeu alguns parceiros importantes no processo, como o PayPal, que recentemente expandiu suporte a bitcoin e mais criptomoedas. Em compensação, o grupo nomeou o ex-diretor jurídico do HSBC, Stuart Levey, para CEO da Libra Association.