Música criada por Inteligência Artificial faz Eminem atacar Mark Zukerberg

Música criada por Inteligência Artificial faz Eminem atacar Mark Zukerberg

O canal do YouTube mais conhecido como Calamity AI, lançou recentemente mais um single de seu projeto baseado em canções escritas e executadas por processadores de inteligência artificial.

A música deepfake gerada na ocasião mostra como soaria se o rapper Eminem soltasse as suas rimas para atacar o programador e empresário norte-americano, conhecido internacionalmente por ser um dos fundadores do FacebookMark Zuckerberg.

"É uma diss-track de Eminem escrita por Inteligência Artificial", explicou Calamity AI sobre a música.

"Colocamos o título 'Mark Zuckerberg Diss no estilo de Eminem' e deixamos a IA escrever o resto. A partir daí, convertemos a letra para 30HZ, onde foi sintetizado e criado os vocais. O áudio não foi gravado por Eminem", finaliza.

 

As letras não são tão contundentes. Existem momentos imprevisíveis, como quando a IA deepfake brinca sobre a masculinidade de Mark e também quando ataca a esposa do magnata da tecnologia .

O projeto parece ser "novo", mas o canal Calamity AI existia como outros coletivos que se divertem fazendo isso e muitos deles são encontrados no Reddit  anos. No entanto, hoje eles o Calamity AI formalizaram o canal que mal no lançamento da faixa tinha 600 inscritos.

A canção é conhecida como "deepfake", porque precisamente o artista original mente não teve nada a ver com o trabalho, apesar de parecer exatamente que Eminem cantou na frente do microfone.