Por Rodrigo Dhakor
A Entrupy, uma start-up fundada em 2016 para autenticar produtos de luxo por meio de tecnologia baseada em algoritmos, divulgou na quarta-feira (05), sua solução Legit Check Tech (LCT), um dispositivo que usa inteligência artificial para determinar se um tênis é falsificado ou não em apenas um minuto.
Uma caixa de madeira, medindo 3 "x 3", com design simples e cantos arredondados, guarda o segredo que identifica se um tênis é de verdade ou apenas uma mera falsificação.
(Fotos Entrupy)
Pares falsos de modelos da Nike e Adidas são encontrados com certa constância no setor de revenda. Autoridades americanas recentemente em uma grande operação aduaneira de falsificação, descobriram que foram vendidos mais de US $ 470 milhões em tênis falsos Nike nos Estados Unidos.
"Você tem uma sensação de traição quando compra algo e é enganado por isso", disse o co-fundador e CEO da Entrupy, Vidyuth Srinivasan, "E acho que é isso que estamos tentando resolver".
Plataformas de revenda e lojas de consignação, como StockX e Urban Necessities, usam especialistas treinados em autenticação humana para verificar os tênis. Mas para revendedores que usam o mercado independente para vender seus produtos, a ameaça de "manipular" um tênis falsificados é um problema sério que pode ser prejudicial aos negócios.
Os tênis falsificados são comuns em sites como o eBay, que não possuem especialistas em autenticação, e em feiras como a Sneaker Con. Na maioria das vezes, cabe aos revendedores e compradores determinar se um par é autêntico ou não.
Para a Entrupy, que já fornece uma solução de autenticação para bolsas de luxo, o plano é vender os novos dispositivos de autenticação de tênis para varejistas e revendedores de todos os padrões. Em vez de substituir a autenticação humana, o objetivo é equipar os especialistas em autenticação com a tecnologia que possa diminuir possíveis erros no processo de verificação.
De acordo com Srinivasan, o dispositivo foi projetado para ajudar a economizar tempo e dinheiro dos revendedores, além de adicionar credibilidade aos negócios.
"Nada passa despercebido em nosso sistema e já testamos centenas de falsificações de qualidades diferentes", disse Srinivasan.
O Entrupy não divulgou detalhes sobre o preço de cada dispositivo, mas um representante disse que a empresa provavelmente usará um modelo de preços que corresponde ao volume de transações mensais de cada vendedor.
Embora talvez não seja o objetivo, o dispositivo provavelmente permitirá que revendedores independentes expandam seus negócios sem a ajuda de um especialista em autenticação intermediária.
"Temos tantos, entre 500 e 1.200 pontos de dados para cada tênis", continuou Srinivasan. "Textura, materiais, artesanato, cor ..." Ele fez uma pausa. "Queremos ser um pouco moderados em tudo isso, porque também estamos em uma posição em que não queremos dar dicas aos falsificadores", finalizou.
Se você estiver interessado em saber mais, visite https://sneakers.entrupy.com/legitchecktech/