A cantora Grimes, parceira do bilionário Elon Musk e mãe de seu filho mais novo, X Æ A-12, usou recentemente o seu perfil no TikTok para fazer uma proposta política e econômica para o futuro: um tipo de comunismo baseado em tecnologia de inteligência artificial.
No vídeo, Grimes explica a sua ideia: usar tecnologia de inteligência artificial e automação para gerar riqueza econômica extrema que poderia ser então dividida igualmente entre toda a população.
Assim, segundo ela: "ninguém mais precisaria trabalhar, em um contexto de renda básica universal 'bancada' pela riqueza gerada pelos robôs".
lmao please what the fuck is grimes talking about pic.twitter.com/mrFuH4Ouvb
— Olivia Little (@OliviaLittle) June 3, 2021
A ideia, na verdade, não é nova, e outros futuristas, entre eles o próprio Musk, já colocaram em debate um futuro onde a inteligência artificial poderia trazer ganhos suficientes para suportar um tipo de renda básica universal para toda a população.
Outro caminho natural de evolução desse cenário, mais capitalista, implicaria em lucros enormes para os donos desses meios de produção, as empresas de tecnologia no controle da inteligência artificial, e um aumento ainda maior da desigualdade econômica – mais bilionários e mais miseráveis, também.