A Prada e a startup Axiom Space revelaram na última quarta-feira (16) o design do novo traje espacial para a missão Artemis III da Nasa, que quer ser a primeira viagem tripulada à Lua desde a da Apollo 17, em 1972.
O traje, chamado Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), é branco com detalhes em vermelho e cinza. Segundo as empresas, o material branco reflete o calor e protege os astronautas de temperaturas extremamente altas e de poeira lunar. Ele será usado pela primeira mulher e pela primeira pessoa negra a pousar na lua.
(Foto: Axiom Space)
Ainda de acordo com as companhias, o design da AxEMU melhora a flexibilidade, suporta caminhadas espaciais de oito horas e pode resistir por até duas horas às temperaturas mais frias do polo sul lunar.
"A equipe de design e desenvolvimento de produto da Prada trabalhou ao lado dos engenheiros da Axiom Space em recomendações de materiais personalizados e características que protegeriam os astronautas contra os desafios únicos do ambiente lunar e inspirariam visualmente a exploração espacial futura", disseram as empresas, em uma declaração conjunta.
(Foto: Axiom Space)
O traje, que está em fase de conclusão, já passou por testes e simulações nas instalações da Axiom Space, da SpaceX e da Nasa. A expectativa é que a roupa passe por uma revisão final em 2025, após a conclusão das avaliações restantes.
No mês passado, a casa de moda francesa Pierre Cardin revelou um traje de treinamento para astronautas, que será usado no centro da Agência Espacial Europeia em Colônia.
A Nasa inicialmente planejava lançar a missão Artemis III em 2025, mas adiou o projeto para pelo menos setembro de 2026.
Confira: