Os bastidores por trás da criação da plataforma Spotify serão contados em uma nova série ficcional da Netflix, que revelou detalhes da produção na última segunda-feira (14). A atração terá como inspiração o livro "Spotify Untold", dos autores Jonas Leijonhufvud e Sven Carlsson.
Dividida em seis episódios de 45 minutos, a trama contará como o jovem empresário sueco Daniel Ek mudou o formato da indústria musical. Com a ajuda de parceiros, ele lançou a plataforma de streaming gratuita e legal de música, no auge da pirataria.
Segundo a Netflix, trata-se de uma história sobre como convicções duras, vontade implacável e grandes sonhos podem ajudar os “pequenos jogadores” a desafiar o status quo, referindo-se à revolução provocada pelo Spotify. O serviço foi lançado em Outubro de 2008, causando preocupação nos artistas, gravadoras e gigantes da tecnologia.
(Foto: Getty Images)
Um dos nomes que mais se opuseram ao então recém-lançado streaming musical sueco foi o cocriador da Apple, Steve Jobs, que chegou a tentar impedir a estreia da plataforma nos Estados Unidos.
Sem data definida para lançamento, a nova série teve a estreia confirmada para 2022, contando com direção de Per-Olav Sørensen e roteiro de Christian Spurrier. O CEO do Spotify Daniel Ek será interpretado no seriado por Edvin Endre, conhecido pela participação em "Vikings", Christian Hillborg fará o papel do cofundador do serviço Martin Lorentzon, Ulf Stenberg dará vida ao ex-diretor da Universal Music Per Sundin, a atriz Gizem Erdogan aparecerá como Petra Hansson, responsável por criar os modelos de negócio do serviço e a divisão entre categorias, e Joel Lützow será o ex-CTO da plataforma Andreas Ehn.
Aguardem!