Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até Julho de 2022

Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até Julho de 2022

Por RODRIGO DHAKOR

De acordo com informações, a tecnologia 5G estará disponível em todas capitais brasileiras até Julho de 2022. O edital para o leilão do 5G foi aprovado no último dia 25 de Fevereiro pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também decidiu pela obrigatoriedade da adoção imediata do padrão em formato standalone, o que demanda a implantação de uma rede independente do atual 4G.

A tecnologia permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G), por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que permite que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais.

Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real e da chamada Internet das Coisas (IoT).

"A tecnologia do 5G é um catalizador de novas tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade mista", disse o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, durante entrevista coletiva para falar sobre a aprovação do edital. "É um guarda-chuva que potencializa e envolve varias outras tecnologias", acrescentou.

A expectativa é que o TCU conclua a análise do edital até o fim do primeiro semestre. O edital aprovado prevê a licitação de radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Segundo a Anatel, a liberação dessas frequências vai proporcionar maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes.

(Foto Getty Images)

A proposta também estabelece obrigações de cobertura para as operadoras que arrematarem os blocos, entre as quais estão a necessidade de investimentos para oferecer a tecnologia 4G ou superior e também backhaul (redes de acesso) em áreas sem ou com pouca cobertura do serviço.

Em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite para implantar o 5G é Julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil, Julho de 2026 e, naqueles com população acima de 100 mil, em Julho de 2027.

A previsão é que 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes estejam atendidos até Dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até Dezembro de 2028 e 100% até Dezembro de 2029.

 


✔️ Produto adicionado com sucesso.