Tesla anuncia robô projetado à prova da revolta das máquinas

Tesla anuncia robô projetado à prova da revolta das máquinas

CEO da TeslaElon Musk anunciou nesta sexta-feira (19), um projeto da empresa em prol do desenvolvimento de um "robô humanoide": o Tesla Bot. O empresário revelou que o protótipo inicial deverá estar pronto até 2022. 

O modelo ganhou o apelido de Optimus, e o objetivo de criar esse tipo de robô é eliminar trabalhos perigosos, ou maçantes para os humanos. O evento de apresentação, o Tesla Al Day, foi online e mostrou os avanços da empresa em inteligência artificial. 

 

O robô terá 8 km/h de velocidade; em torno de 1,73 m altura, 57 kg e poderá carregar até 20 kg de carga. Suas mãos lembram as humanas (com 5 dedos), e o ele terá 40 atuadores eletromecânicos, que são mini motores elétricos para se movimentar. A cabeça será equipada com câmeras de piloto automático, que já estão sendo usadas pelos veículos da Tesla para detectar o ambiente. Oito no total.

Essas câmeras, junto os atuadores, serão alimentadas pelo sistema Full Self-Driving (FSD) da empresa. Também terá um display para mostrar informações na cabeça, onde ficariam os olhos. 

“O robô não é motivado especificamente por necessidades industriais”, afirmou Musk na apresentação. “Só estamos obviamente fazendo as peças que são necessárias para um robô humanóide útil, então acho que provavelmente devíamos fazê-lo. E, se não fizermos nós, outros farão, então acho que devemos fazer e ter certeza que é seguro”, explicou.

Talvez seja só um famoso "marketing de Musk". Ou talvez tenham mesmo algo na manga, porque a base toda do projeto, segundo Musk, são os algoritmos e componentes já usados em carros.

O plano é que o robô seja capaz de realizar tarefas inseguras, repetitivas ou enfadonhas. Musk deu um exemplo banal, fazer compras em uma loja. O CEO também disse que, no futuro, fazer tarefas físicas “será uma escolha”.

Ainda segundo o CEO, o robô da Tesla teria várias características para evitar se voltar contra humanos num cenário de invasão das máquinas, como a comandada pela Skynet na série "Exterminador do Futuro".

Musk finaliza dizendo que o protótipo está sendo projetado para ser amigável e para ser “dominado” por humanos fisicamente. Isto é: pra você ganhar dele numa briga. E terá também uma velocidade máxima limitada só a 8 km/h. Segundo Musk, a ideia neste caso é facilitar para que as pessoas possam sair correndo dele.

 

Fotos: Reprodução / Tesla