Winamp está de volta após 4 anos de espera por atualização

Winamp está de volta após 4 anos de espera por atualização

Um dos players de música mais populares dos anos 2000 está de volta. O Winamp retoma com a versão 5.9 do programa, após quatro anos de desenvolvimento, que está disponível para computadores com Windows e pode ser baixado e instalado desde o fim de julho.

A atualização do app chega com alguns anos de atraso, já que estava prevista para ser entregue em 2019. Segundo a Radionomy, que em 2014 comprou a antiga dona do Winamp, a AOL, a justificativa da demora está relacionada a problemas logísticos causados pela pandemia.

As mudanças trazidas na versão Winamp 5.9 RC1 Build 9999 não a deixaram muito diferente da anterior, Winamp 5.8 de 2018. Entre as principais diferenças, estão melhorias na compatibilidade com o Windows 11 e aprimoramentos na reprodução de alguns formatos de arquivos. 

(Foto: Neowin)

Um ponto importante é que a atualização do reprodutor de áudio só está disponível para PCs que rodam Windows 7 SP1 ou versões posteriores (deixando de fora as máquinas que suportavam o Windows XP e Vista).

Para animar os fãs que podem se decepcionar com as poucas alterações mesmo após anos de espera, a Winamp diz que pode ser que outras funcionalidades sejam introduzidas, mas não aponta quando. 

O download do Winamp 5.9 RC1 para Windows pode ser feito gratuitamente no fórum oficial do player. A página também mostra alguns problemas que podem ser encontrados na versão, já que se trata de uma atualização beta, onde é aceitável que bugs e instabilidades ocorram.

Com o avanço tecnológico e a chegada de players mais modernos como Spotify e Deezer, o Winamp pode não parecer muito atraente para as novas gerações. No entanto, o aplicativo fez muito sucesso no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, quando reproduzia músicas que eram baixadas ou apresentadas em CDs. A interface, que continua a mesma para manter a nostalgia, costumava ser inovadora na época, por possibilitar customização do usuário.