A rapper e celebridade da internet Danielle Peskowitz Bregoli, mais conhecida como Bhad Bhabie, se envolveu em uma polêmica e foi criticada por alguns vídeos controversos postados em seu Instagram.
Os vídeos, datados 6 de Abril, mostram a rapper posando para a câmera enquanto um rap é reproduzido em segundo plano. Bhad Bhabie não legendou nenhum dos vídeos, mas os seguidores reagiram rapidamente à maquiagem, que fez Bhabie parecer que tinha uma tonalidade de pele mais escura, o que elevou críticas, acusações de "apropriação cultural" e blackfishing (quando pessoas não-negras se apropriam de itens da cultura afro, utilizando as redes sociais para se auto beneficiarem e até fingirem que são miscigenadas).
(Foto Instagram)
Nos comentários variados, muitos usuários a atacaram por "mudar de raça", e muitos até associaram o fato dizendo que ela fez o contrário de Michael Jackson.
As críticas continuaram e pararam no Twitter, onde ela começou a se "destacar".
"Bhad Bhabie constantemente se apropria culturalmente e metade de vocês incentivam isso", escreveu um usuário da plataforma.
Outra ressaltou: "Ela não conhece a luta das mulheres negras, mas desfila constantemente tentando ser uma. Ela é conhecida por ser uma pirralha desrespeitosa e tem influência disso!"
(Foto Twitter / TSR)
Nem todo mundo se ofendeu com a maquiagem. Uma usuária da plataforma defendeu a artista, alegando que ela simplesmente usou o tom errado de maquiagem.
(Foto Twitter)
Dada a personalidade de Bhabie, ela não demorou para responder o alvoroço:
(Foto The Shade Room / Instagram)
"Milhões de pessoas doentes, milhares morrendo todos os dias e vocês estão preocupados com eu me maquiando para uma sessão de fotos?” perguntou a rapper adolescente nas mídias sociais. “Geralmente fico irritada com isso, mas vocês precisam relaxar e se concentrar no que é importante agora".
Bhabie já compartilhou várias outras fotos e vídeos com visuais polêmicos, trocando cabelo por perucas e tentando descaradamente se parecer com outra pessoa.
Esta não é a primeira vez que Bhad Bhabie aborda acusações de apropriação cultural. Em uma entrevista de 2017 ao The FADER, a rapper afirmou que:"Eu olho para essa apropriação cultural e simplesmente a ignoro porque é ridículo, é mesmo. Você não pode agir como um de cor".
"Não me diga que estou agindo como preto porque não estou. Estou agindo de forma urbana, ou como você quiser chamar".
"Eu nem tenho um nome para isso, eu chamo de 'eu'. Como eu ajo sou eu. Eu fico com tranças o tempo todo, você não pode me dizer que estou agindo como preto porque trançei meu cabelo. Isso não faz nenhum sentido".
Bhad Bhabie ainda continuou: "Honestamente, os asiáticos começaram as tatuagens. Todas as raças têm tatuagens. Como é que eles não me dizem que estou me apropriando culturalmente porque tenho uma tatuagem?"
"Se alguém quiser fazer algo, deve fazê-lo, desde que esteja feliz com isso", finaliza.
Ela não se importa nenhum pouco com a maioria das críticas. De fato, existem mais de um milhão de casos confirmados de COVID-19 no mundo. No entanto, apenas porque há uma pandemia em destaque, isso não significa que o racismo simplesmente desapareceu, e o enquadro de apropriação cultural ainda é uma coisa grave.