No ano passado, as receitas de música gravada contaram com incremento de 9%, alcançando o impressionante valor de U$ 26,6 bilhões (aprox. R$ 139,5 bi). A expansão foi observada em todas as regiões do mundo e, um dos aliados desse movimento de ascensão foi o aumento das assinaturas de serviços pagos de streaming, como o famoso Spotify.
A tendência foi destacada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI / International Federation of the Phonographic Industry).
Outro aspecto ressaltado pela IFPI é que a China, pela primeira vez, está fazendo parte dos cinco principais mercados globais. Também foi observado que a receita do uso de música gravada em anúncios, filmes, televisão e jogos apresentou alta de 22,3%. Com relação aos tradicionais CDs, vinil e outros formatos de mídia física, o aumento foi de 4%, de acordo com o Relatório Global de Música da IFPI.
(Receita Global da Indústria da Música Gravada (1999 – 2022) - Foto: Divulgação)
Com relação aos serviços de streaming (responsáveis por revitalizar o mercado musical nos últimos anos), as receitas aumentaram 10,3%, registrando U$ 12,7 bilhões (aprox. R$ 66,6 bi) ao todo. Até o final de 2022, mais de 589 milhões (aprox. R$ 3 bi) de usuários de contas de assinatura das modalidades pagas foram alcançadas, representando 67% das receitas totais de música gravada.
A receita global de músicas apresenta crescimento pelo oitavo ano consecutivo. Frances Moore, presidente-executivo da IFPI, afirma:
“O investimento e a inovação das gravadoras ajudaram a tornar a música ainda mais interconectada globalmente do que nunca, construindo equipes locais em todo o mundo e trabalhando com artistas de uma variedade crescente de cenas musicais (…) Isso está impulsionando o desenvolvimento da música, permitindo que os fãs aproveitem as oportunidades em expansão para abraçar e celebrar seus próprios artistas e cultura locais".
Por último, mas não menos importante: o segmento de streaming viabilizado por assinaturas e publicidade aumentou 11,5%, registrando U$ 17,5 bilhões (aprox. R$ 91,8 bi).