Pharrell fala sobre propriedade na indústria musical

Pharrell fala sobre propriedade na indústria musical

Recentemente em sua participação no fireside chat do United Masters 'SelectCon 003, conferência digital de dois dias que sempre reúne especialistas da indústria, artistas e marcas para compartilhar ideias e tendências sobre como a música, a tecnologia e a criatividade irão evoluir, Pharrell Williams compartilhou ideias e suas opiniões ao tratar de assuntos como "propriedade na indústria musical".

A relação entre artistas e gravadoras sempre foi turbulenta. Alguns artistas amam suas gravadoras, mas outros as desprezam. Parece que ultimamente a maioria dos artistas estão abraçados na ideia de ser “independente”, enquanto outros procuram desesperadamente um contrato com um selo. 

Em um bate papo com Steve Stoute, Pharrell reiterou o fato de que um artista deve sempre ter total propriedade sobre seu trabalho. “Ninguém deve ser seu dono. Ninguém deve ser dono de suas ações. Ninguém deve ser dono de suas criações, exceto você”, disse ele. 

 

Pharrell também deixou palavras de inspiração aos seus telespectadores, e os lembrou para que nunca parem de fazer música e evitem assinar contratos com gravadoras. 

“Você não deve entrar em uma empresa e dizer, 'Eu vou fazer esse álbum.' Eles darão a você um adiantamento pela posse do mesmo, e durante todo o tempo em que seu álbum estiver rolando, você estará trabalhando para pagar esse adiantamento ”, disse Williams. 

Stoute acrescentou "isso é ilegal". Pharrell continuou, dizendo que “Nenhum banco concede um empréstimo a um credor para abrir uma empresa e esquece das marcas registradas”.

 

O cantor de hits como "Happy" sempre orienta e pede aos artistas que lutem por mais direitos perante as gravadoras.

"Não há outra indústria no mundo em que uma start-up decole e não seja a proprietária da marca, isso simplesmente não faz sentido. Pode ser legal diante da lei, mas ainda é um crime. O artista sempre deve deter a maior parte de sua criação”, finalizou.