Tributo ao TTK é lançado na Amazon Music e conta a história do rap carioca

Tributo ao TTK é lançado na Amazon Music e conta a história do rap carioca

O minidocumentário "Tributo ao TTK" estreou nesta terça-feira (24), no aplicativo Amazon Music e na página da plataforma de streaming no YouTube.

A produção retrata como o rap cresceu no bairro do Catete, Rio de Janeiro, e conta com participação de importantes nomes do cenário musical, como Marcelo D2, BK, Sain e Filipe Ret - que também atuou como diretor criativo do projeto - e entre outros. 

TTK, literalmente, é uma abreviação ao contrário do nome Catete — KTT. Mas quem sabe mesmo explicar isso direito é o próprio Ret, que deu uma aula sobre a história do termo e a sua importância sociocultural.

Marcelo D2 explica no filme que “o bairro sintetiza a cultura urbana muito bem, porque é perto da praia, num lugar urbano, onde a galera se sentia muito excluída”. Ele conta ainda que “o Catete vai ser [sua] área pra sempre, é um lugar que faz parte da história da [sua] vida”.

"Eu cheguei no Catete em 1985. Vim do subúrbio, onde andar de skate era coisa de 'playboy'. O bairro sintetiza a cultura urbana muito bem, porque é perto da praia, num lugar urbano, onde a galera se sentia muito excluída, então ali a pichação era forte. O Catete vai ser minha área pra sempre, é um lugar que faz parte da história da minha vida ", salienta D2.

Você pode conhecer toda essa história — contada por D2 e por outros envolvidos — no documentário, disponível na íntegra pelo YouTube ou pelo Amazon Music, e ouvir também a música inédita feita para a trilha sonora.

 

Toda a melodia é cantada na língua do KTT, ou “gualin do TTK”, dialeto que inverte as sílabas das palavras usado pelos moradores do bairro multicultural do Rio. 

“Catete a Lapa/Sem dar pala/Vamo te atravessar/Só os mais brabos” canta Ret com as sílabas ao contrário. O próprio videoclipe apresenta legendas, e a letra fora do dialeto local está disponível na descrição.

O conteúdo faz parte da programação de Agosto do Amazon Music, que celebra o rap como gênero em destaque.