De acordo com o Financial Times, a Adidas faturou U$ 565 milhões (aprox. R$ 2.6 bi) em meio a venda de 4 milhões de tênis da linha Yeezy que estavam parados no estoque durante o restock de maio. A demanda superou as expectativas e deixou a marca das três listras sem condições de atender todos os pedidos, principalmente de tamanhos específicos e modelos mais populares.
Durante a reunião de acionistas do primeiro trimestre de 2023, o CEO da Adidas, Bjørn Gulden, divulgou uma queda de U$ 441 milhões (aprox. R$ 2 bi) nas vendas anual, em grande parte devido às consequências do fim da parceria com Kanye West, em outubro de 2022. No entanto, o restock evitou que as perdas operacionais subissem para U$ 772 milhões (aprox. R$ 3.6 bi).
(Foto: Adidas)
A forte demanda pelos modelos "parados" da linha Yeezy potencialmente salvaram a Adidas de uma baixa significativa em seu estoque restante, evitando uma redução adicional de U$ 537 milhões (aprox. R$ 2.5 bi) no lucro operacional de 2023.
Rapontam para outro restock e mais lançamentos da linha Yeezy em agosto por meio da Adidas e de grandes varejistas como Foot Locker.
O lançamento ou o restock de silhuetas do projeto com Kanye podem ser um divisor para a Adidas, no que se diz respeito ao aumento de suas vendas e na volta de sua popularidade contínua no mercado dos tênis.