A Uniqlo, uma das maiores varejistas de moda do mundo, pensou em abrir lojas no Brasil mas, depois de se aprofundar no sistema tributário do país, a companhia desistiu de dar continuidade a um possível processo de expansão na América do Sul.
Com cerca de 2 mil lojas, em 18 países, a Uniqlo é conhecida principalmente por vender roupas básicas, com uma faixa de preço mediana e foco na funcionalidade e minimalismo.
A Fast Retailing é hoje a proprietária da Uniqlo e relata um forte crescimento na receita e no lucro operacional, uma vez que a demanda robusta no Japão, América do Norte e Europa ajudou a compensar a desaceleração sustentada na China.

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O lucro operacional aumentou 7% para ¥ 157,6 bilhões (aprox. R$ 125 bi) nos três meses encerrados em novembro, em relação ao ano anterior, com as vendas aumentando para um recorde histórico de ¥ 895,2 bilhões (aprox. R$ 713.7 bi), em grande parte em linha com a estimativa dos analistas.
Fundada em 1984, em Hiroshima, a Uniqlo cresceu a ponto de se torna, assim, uma das maiores varejistas de moda do mundo.
Uma das razões que teria estimulado a marca a se instalar no Brasil seria o grande número de imigrantes japoneses. Fora do Japão, o Brasil é o lugar que abriga o maior número descendentes de nipônicos - cerca de 2 milhões de pessoas, com maior concentração nos estados de São Paulo e Paraná.
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A ideia veio a calhar ao se deparar com a forma de cobrança de tributos e a todo um conjunto de diretrizes que precisa ser respeitado em território nacional, a começar da própria Constituição Federal. Nosso texto constitucional regula a matéria no Capítulo I (“Do Sistema Tributário Nacional”) do Título VI (“Da Tributação e do Orçamento”), além de diversas outras disposições tributárias espalhadas pelo corpo da Lei Maior.
Ao conjunto das regras destinadas a regular a instituição, a cobrança, a arrecadação e a partilha de tributos dá-se o nome de “Sistema Tributário Nacional”. Tomando a expressão em sentido amplo, aí estão: disposições constitucionais, leis, decretos, portarias, instruções normativas –, em suma, tudo aquilo que no ordenamento jurídico possa dizer respeito a exigências fiscais.
Considerando que o público quase não conhece a Uniqlo, a Fast Retailing pretende continuar gastando com marketing para comunicar o valor de suas roupas e evitar a tentação de reduzir os preços a fim de atrair clientes, atitude momentânea melhor do que "arcar" com custos e aumentos severos em gastos tributários internacionais.