Nike confronta empresa de esqui por uso de logo ‘semelhante’ ao Jumpman

Nike confronta empresa de esqui por uso de logo ‘semelhante’ ao Jumpman

A Nike anda confrontando uma pequena marca de vestuário relacionados ao esqui pelo o uso de uma marca registrada que se assemelha ao seu famoso Jumpman .

A marca do Swoosh teria enviado várias pedidos de cessação e desistência à uma pequena empresa do Colorado, a Skiman LLC e ao seu proprietário Stephen Fucik na intenção de que eles parassem de usar a marca, desistissem voluntariamente dela ou enfrentariam consequências sob penalidades da lei.

A Skiman registrou a logo, agora polêmica, no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em dezembro de 2020. A marca é descrita como " representando um esquiador realizando uma manobra chamada 'daffy' ”.

(Foto: Reprodução)

De acordo com Fucik, a Nike não contestou sua marca até que sua logo fosse aprovada. Ele diz que só depois que ela apareceu no mercado online e a Skiman LLC começou a vender suas mercadorias com a logo “daffy” , já como marca registrada, a gigante esportiva se incomodou. O site do USPTO não indica qualquer recebimento de contestações da Nike durante o processo de registro.

Em seus supostos envios, a Nike alegou que a logo da Skiman LLC era semelhante ao “Jumpman”, o que podia causar estranheza no consumidor. Uma carta pedia que a empresa do Colorado “cancelasse voluntariamente” sua marca registrada. Outra carta dizia que a Nike pode buscar “todas e quaisquer soluções legais disponíveis para proteger suas valiosas marcas registradas”.

(Foto: Reprodução / Skiman LLC )

“Não sei como me descobriram”, disse Fucik em uma entrevista. “Eu sei que eles (Nike) têm uma equipe de advogados e é isso o que eles fazem. Vasculham a internet e procuraram, você sabe, pequenas empresas”, finalizou.

Fucik esperava que ter uma marca registrada o protegesse de tais reclamações de outras empresas. Ele disse que abandonar sua logo poderia ser o fim de sua linha de roupas. “É nisso que minha empresa se baseia, então isso destruiria completamente minha marca”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que o Jumpman se envolve em uma disputa legal. Em março de 2019, a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou um pedido do fotógrafo Jacobus Rentmeester.

(Fotos: Jacobus Rentmeester / Reprodução: X)

Ele alegou que a gigante esportiva violou uma imagem protegida por direitos autorais, de Michael Jordan, para criar a icônica logo. A foto em questão foi tirada em 1984 para a revista Life

Na petição, Rentmeester disse que concebeu, dirigiu e filmou uma “pose nunca antes usada – inspirada no balé – para gerar a aparência de leveza e poder de Jordan”. Ele afirmou que a imagem da Nike “copia praticamente todos os elementos originais expressos na foto do Rentmeester”A composição foi finalmente classificada como uma das 100 imagens mais influentes de todos os tempos da revista Time.

Em 2015, Rentmeester processou a Nike por violação de direitos autorais – mais de 30 anos depois de tirar a foto. No entanto, os tribunais foram a favor da empresa de Beaverton, rejeitando o caso.

A Nike não quis se pronunciar sobre o caso e segue seu confronto em relação a marca Skiman LLC.