Não só as numerosas marcas que conhecemos, mas também grandes grifes de luxo andam aos flertes com os torneios de e-Sports como patrocinadores e colaboradores.
Essas cooperações entre marcas bem conhecidas e organizações desportivas mostram quão difundida se tornou a nova modalidade surgida há poucos anos e que vêm dominando o mercado de games, atraindo legiões de jovens no mundo todo.
Cooperações desportivas importantes envolvem hoje a Gucci, Ferrari e assim como NFL, NBA e até mesmo a Libertadores da América, as ligas de jogos eletrônicos estão desenvolvendo parcerias com marcas como Balenciaga, Vivara, Tiffany & Co e Mercedes-Benz.
(Foto: Fortnite)
Com o passar do tempo e com a popularidade dos campeonatos de games online aumentando, existe o aumento do interesse de marcas, e quanto mais publicidade, mais dinheiro entra nesse mercado.
O montante ofertado aos campeões já está na casa dos milhões pagos a equipes vencedoras. Por causa disso, o cenário de e-Sports têm começado a adotar antiga tradição dos Estados Unidos da América, as premiações de alguns campeonatos tem sido itens de luxo, e a tendência é que essa prática aumente.
No último fim de semana, durante a final da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), o Santander Brasil, patrocinador oficial da liga, premiou os melhores jogadores com uma jóia exclusiva feita em colaboração com a Vivara; no Brasil, essa foi a primeira premiação desse tipo. O anel teve 5 versões para os melhores jogadores eleitos por um júri de técnicos e atletas dos times participantes. Os anéis são avaliados em R$ 70 mil.
“A proposta do Santander é apoiar o atleta de esportes eletrônicos em todas as suas etapas profissionais, desde sua profissionalização até o êxtase em conquistar o tão sonhado troféu da LBFF”, diz Danielle Sardenberg, superintendente de marketing do Santander Brasil.
(Anel do mundial de League of Legends 2021 - Foto: Reprodução / Twitter)
Em outubro de 2021, a Riot Games, desenvolvedora dos sucessos League of Legends e Valorant, em parceria com a Mercedes-Benz, premiou os campeões do mundial de LoL com anéis especiais. Cada jogador da equipe campeã mundial recebeu um anel personalizado, com o nome do jogador e o código da equipe com paleta de cores azul e prata, com características distintas e marcações exclusivas da temporada de 2021.
A Riot Games e a lendária joalheria de luxo Tiffany & Co. anunciaram a nova parceria global e plurianual com o LoL Esports, tornando a Tiffany & Co. a designer oficial do troféu do Campeonato Mundial de League of Legends.
Em 2021, G2 anunciou a sua cooperação com a marca de vestuário Ralph Lauren. Os cartazes da campanha estão pendurados nas principais cidades europeias, tais como Londres.
(Foto: Ralph Lauren / G2 Esports)
Em parceria com a equipa profissional 100 Thieves da Liga Americana de Lendas, a Gucci lançou uma mochila vermelha brilhante em Julho de 2021, disponível em quantidades limitadas a um preço de U$ 2.500 (aprox. R$12.791,11).
(Foto: 100 Thieves)
Não é só na América que a Gucci está envolvida em e-Sports. Em collab com a Fnatic, foi criado um relógio de pulso, do qual apenas foram feitas 100 cópias limitadas. Há um ano, o relógio estava disponível a um preço de € 1.350 (aprox. R$ 6.730,27).
(Foto: Fnatic)
Fortnite já é conhecida por muitas colaborações e campanhas criativas. Desde o seu recente lançamento, os jogadores da Fortnite têm sido capazes de se deslocar no jogo com o novo modelo Ferrari 296 GTB.
(Foto: Epic Games)
No LoL Worlds 2019, a casa de luxo francesa Louis Vuitton concebeu a caixa de troféus como parte de uma colaboração. Além das skins no jogo com elementos LV, a marca também lançou uma coleção de vestuário motivados por LoL.
(Foto: Louis Vuitton)
A Armani Exchange, marca de vestuário da Giorgio Armani, patrocinou a Team MKers em 2019 e forneceu vestimentas aos atletas das várias divisões dos jogos eletrônicos.
(Foto: Armani Exchange)
A Razer apresentou outro produto bastante requisitado no universo gamer: a cadeira. O modelo da vez, apresentado durante a RazerCon 2022, foi criado em parceria com a fabricante de carros italiana Lamborghini.Além da cadeira, a Razer também apresentou um relógio de luxo edição limitada, criado em parceria com a também italiana Panerai.
O flerte das grifes de luxo com os torneios de e-Sports vem de encontro com a alta demanda. O Brasil, por exemplo, representa um mercado consumidor importante de jogos eletrônicos. Segundo a NewZoo, o país foi a terceira maior audiência do campeonato de League of Legends e está entre os dez países com maior número de telespectadores de games. Em 2019, a indústria de e-Sports teve receita de U$ 1 bilhão, e estimasse que até 2024, o valor anual seja de U$ 1,6 bilhão.