Plataforma Grab é avaliada em U$40 bi após maior fusão do seguimento no mundo - THE GAME

Plataforma Grab é avaliada em U$40 bi após maior fusão do seguimento no mundo

A Grab Holdings, maior empresa de transporte urbano e de entregas por aplicativo do sudeste da Ásia, anunciou recentemente um acordo de fusão com a empresa de propósito específico Altimeter Growth Corp, assegurando uma avaliação de quase U$ 40 bilhões que abre caminho para uma listagem nos Estados Unidos.

A fusão, o maior acordo com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC, na sigla em inglês) da história, ressalta o frenesi em Wall Street em torno da sigla, já que as “spacs” levantaram U$ 99 bilhões nos Estados Unidos até agora este ano, após um recorde de U$ 83 bilhões em 2020.

O acordo da Grab com a spac da Altimeter Capital inclui investimento privado de mais de U$ 4 bilhões por investidores que incluem BlackRock, Fidelity International, Janus Henderson Investors e Temasek Holdings.

O investimento será liderado por fundos administrados pela Altimeter Capital, que vão aportar U$ 750 milhões. As transações proporcionarão à Grab cerca de U$ 4,5 bilhões em dinheiro. A Grab disse que sua decisão de se tornar uma empresa pública foi impulsionada por um forte desempenho financeiro em 2020, apesar da pandemia.

(Ponto de entrega do app em Kuala Lumpur, Malásia - Foto: Grab)

O anúncio marca uma grande vitória para os primeiros investidores da Grab, que incluem o SoftBank Group e a rival chinesa Didi Chuxing. A Grab foi avaliada em pouco mais de U$ 16 bilhões no ano passado.

O aumento no valor da empresa valida a estratégia do cofundador da Grab, Anthony Tan, de explorar agressivamente o crescimento em novos setores e aumentar a participação de mercado ao injetar bilhões de dólares para localizar seus serviços e investir em economias de alto crescimento.

Com operações em oito países e 398 cidades, Grab é a startup mais valiosa do Sudeste Asiático.

A Grab, cuja receita líquida cresceu 70% no ano passado, ainda não se tornou lucrativa. Mas a companhia espera que seu maior segmento – entregas de comida – se equilibre até o final de 2021, à medida que mais consumidores adotem o delivery de refeições após a pandemia.

A companhia espera ter lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2023.