O grupo norte-americano Authentic Brands Group (ABG), que possui mais de 50 marcas relacionadas ao lifestyle, entretenimento e mídia, incluindo a Reebok e Forever 21, anunciou na ultima quinta-feita (11/01) a compra da marca americana de calçados Sperry, e um acordo com a gigante canadense do varejo calçadista Aldo Group.
Após ter iniciado uma reestruturação em novembro passado, o grupo Wolverine Worldwide,que inclui marcas como Merrell e Saucony, vendeu a Sperry para o ABG, o suficiente para adquirir U$ 130 milhões (aprox. R$ 631 milhões) e reduzir uma dívida da empresa.
Em março de 2023, o grupo já explicava que estava à procura de “alternativas estratégicas” para a Sperry, fabricante de calçado cuja história de quase 90 anos viu evoluir seus famosos sapatos. Esta porta aberta para uma venda surgiu num contexto de queda nas vendas da marca de calçado, e numa altura em que a Wolverine tinha acabado de vender a marca Keds à American Designer Brands.
(Foto: Sperry)
Chris Hufnagel, CEO da Wolverine Worldwide, sugere: “A venda da marca Sperry é o próximo passo na nossa recuperação e transformação estratégica. Num período muito curto de tempo, remodelámos significativamente a Wolverine Worldwide – simplificando o portefólio, reduzindo a nossa dívida e redefinindo a organização para melhorar o desempenho e a rentabilidade. Esses esforços fortaleceram a capacidade da empresa de investir nas nossas marcas e plataformas”.
Esta venda enquadra-se na vontade do grupo de rentabilizar parte dos seus ativos. Uma operação que já terá permitido gerar quase U$ 250 milhões (R$ 1.2 bi) em liquidez ao longo de todo o exercício de 2023.
Com marcas como Merrell, Saucony, Wolverine, Hush Puppies, Chaco, Cat Footwear ou Bates, o grupo Wolverine Worldwide registou um aumento de 11,2% no seu volume de negócios no exercício de 2022, que atingiu U$ 2,7 milhões (R$ 13,1 mi). A empresa confirmou recentemente que o volume de negócios foi reduzido para U$ 2,24 milhões (R$ 10,87 mi) em 2023.