Arte e design: tudo sobre os símbolos dos Jogos Olímpicos de Tóquio - THE GAME

Arte e design: tudo sobre os símbolos dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 apresentam muito mais do que os melhores atletas do mundo em competições de altíssimo nível. Assim como os eventos anteriores, a Olimpíada deste ano deixa em evidência a cultura do país sede e dá destaque para artistas, designers, arquitetos e tantos outros profissionais que trabalham para tornar cada detalhe especial.

A tocha

Usada para acender a pira olímpica e representar o espírito dos jogos, a tocha viajou o país por 121 dias, passando por mais de 40 cidades até chegar à capital. A peça icônica foi desenhada pelo designer Tokujin Yoshioka e inspirada nas flores de cerejeira japonesas e suas pétalas. A tocha é 30% de alumínio reciclado, feito com metal recuperado das construções após o devastador terremoto e o tsunami que atingiram o leste do Japão em 2011.

(Tokujin Yoshioka assina o design da tocha para os Jogos Olímpicos de Tóquio - Foto: Comitê Olímpico Internacional / Divulgação)

A pira

A tocha foi carregada até seu destino final pela tenista Naomi Osaka durante as cerimônias de abertura. No topo da escada, uma esfera branca se abriu dramaticamente para revelar a pira olímpica, projetada pelo arquiteto canadense e radicado no Japão, Oki Sato.

 

Sato, um dos designers mais proeminentes do mundo e fundador do estúdio Nendo, optou por seguir a linha do artista americano Anthony Howe – que criou a pira usada nos jogos do Rio em 2016. Ambos projetaram uma estrutura esférica de metal que se movimenta, realçando a dramaticidade da chama.

 

(A pira olímpica deste ano foi concebida por Oki Sato como uma esfera cinética de metal reciclado - Foto: Comitê Olímpico Internacional / Reprodução)

A pira também foi criada com um olhar voltado para a sustentabilidade. Pela primeira vez a Chama Olímpica está se alimentando de hidrogênio. Ao contrário do propano, combustível usado anteriormente, a queima do hidrogênio não produz dióxido de carbono.

Os pictogramas

Outros símbolos da competição homenageados foram os pictogramas, desenhos que representam cada um dos esportes. Eles foram introduzidos pela primeira vez na primeira Olimpíada sediada na Ásia, também em Tóquio, em 1964. A ideia era superar a barreira idiomática e facilitar o entendimento das sinalizações para os visitantes e os atletas.

Artistas vestidos de azul e branco, posaram em rápida sucessão para replicar todos os pictogramas que o designer gráfico Masaaki Hiromura criou para as 50 modalidades dos 41 esportes do evento deste ano. O desenvolvimento dos símbolos levou dois anos.

Show de luzes

A cerimônia de abertura também incluiu um impressionante show de luzes com uma frota de 1.824 drones arranjados como o logo dos Jogos Olímpicos de Tóquio – desenhado por Asao Tokolo – e depois como um globo terrestre sobrevoando a arena.

As medalhas

Contudo, o item mais especial, pelo menos para os atletas da competição, não é nenhum dos anteriores. O design do objeto mais desejado dos jogos foi criado por Junichi Kawanishi. O desenho das medalhas de ouro, prata e bronze foi escolhido em meio a mais de 400 inscritos em um concurso. As mais de 5.000 medalhas foram fabricadas com metal reciclado de dispositivos eletrônicos usados, integrando o forte programa de sustentabilidade do evento.

 

(As fitas das medalhas também são sustentáveis. Foi usado poliéster reciclado com motivos de desenhos tradicionais japoneses - Fotos: Comitê Olímpico Internacional / Divulgação)