A Nike anda se preocupando com o planeta e atualmente entre a iniciativa “Move To Zero” - que traz linhas de produtos sustentáveis como “Next Nature” e “Space Hippie” - e novos procedimentos de produção sustentáveis, a marca do Swoosh está direcionando as atenções para suas tradicionais caixas com a iniciativa "One Box".
O projeto, liderado por Rich Hastings, transformou a embalagem de calçados Nike em uma espécie de caixa de mala direta postal no objetivo de reduzir a quantidade de material usado, renunciando à caixa dupla, diminuindo impacto e o desperdício.
“A embalagem às vezes é uma preocupação tardia [...] [...] e o que as pessoas podem não perceber é que isso pode causar um enorme impacto para o meio ambiente”. , disse Rich Hastings.
A empresa cita o "Space Hippie" como o “ponto de partida” da iniciativa, já que o calçado da linha é enviado dentro da sua própria box. Após o lançamento da coleção, considerada muito mais atrativa do que o previsto, a marca recebeu muitos comentários positivos em relação à caixa, e esses foram usados como influência para a criação da One Box.
Em comparação com as embalagens tradicionais da Nike, a inovação oferece uma redução de 51% em termos de desperdício de materiais nas demandas de pedidos online. Além disso, a One Box apresenta as seguintes características: exterior confidencial, para evitar roubos e extravios na logística; fitas de segurança na tampa superior; e gráficos que não chamam a atenção visual.
Embora seja capaz de ser utilizada para qualquer modelo presente no catálogo da Nike, a One Box não será a substituta das caixas de tênis existentes... ainda, pelo menos.
“Há uma oportunidade para o One Box evoluir ao longo do tempo”, disse Erica Swanson responsável por operações de produtos sustentáveis. Ela ainda ressalta que é provável que a embalagem seja usada para ofertas futuras.
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(Fotos: Nike)