Vários edifícios projetados pelo lendário arquiteto americano Frank Lloyd Wright serão abertos para visitas virtuais durante as medidas atuais de distanciamento social em relação a pandemia do novo coronavírus.
O arquiteto americano projetou mais de 1.000 estruturas ao longo de uma carreira de 70 anos. Mais de 500 deles foram concluídos e variam de casas particulares a grandes museus a arranha-céus.
O projeto, chamado #WrightVirtualVisits, inclui visitas à propriedades icônicas como a Fallingwater, Hollyhock House, Taliesin West e a Willey House.
Iniciado no último dia 02 de Abril, os passeios virtuais continuarão sempre as quinta-feiras pelas próximas seis semanas. A iniciativa foi organizada pela Frank Lloyd Wright Building Conservancy, pela Fundação Frank Lloyd Wright e pela Unity Temple Restoration Foundation.
As turnês virtuais acontecem em um momento em que muitos dos locais projetados por Wright tiveram que fechar as portas ao público e aos funcionários. A receita de passeios parou e os sites que hospedam eventos regularmente tiveram que emitir reembolsos.
O Unity Temple teve que cancelar oito programas até o final de Maio, de acordo com Heidi Ruehle, da Fundação de Restauração do Templo de Unity. Ela espera que os passeios virtuais mantenham o público envolvido e querendo apoiar os locais culturais assim que a crise de saúde sem precedentes terminar.
A diretora executiva da Frank Lloyd Wright Building Conservancy, Barbara Gordon, concorda. "É exatamente neste momento, quando tantos estão fechados, que precisamos experimentar beleza e inspiração", disse Gordon em comunicado. "As obras de Wright unem as pessoas em harmonia com o mundo natural, lembrando-nos que estamos todos conectados, mesmo quando estamos separados", finalizou.
Ao longo do projeto, diferentes conexões criadas pela Fundação Lloyd Wright trocarão vídeos de tours, publicando-os em sites, páginas do Facebook e Instagram.
A lista completa dos sites participantes e suas respectivas contas de mídia social podem ser encontradas no site da Frank Lloyd Wright Building Conservancy.
Os entusiastas da Arquitetura também podem acompanhar pesquisando a hashtag #WrightVirtualVisits nas plataformas populares de mídia social.