O movimento minimalista ganhou espaço entre os internautas recentemente e desde então muitas marcas têm entrado nessa onda. Um designer brasileiro decidiu criar, como projeto pessoal para seu portfólio, uma versão minimalista do jogo UNO e a Mattel, fabricante do jogo, aparentemente gostou da ideia.
O projeto criado por Warleson Oliveira, viralizou na internet e, principalmente nos grupos e fóruns de design. A proposta de redesign oferece cartas pretas sem bordas brancas, símbolos minimizados e tipografia simples.
O verso apresenta um logotipo UNO de duas cores no topo de uma base preta, enquanto a frente dos cartões exibe cores vibrantes. Em suma, os logotipos e símbolos são consideravelmente simplificados para oferecer uma exibição mais limpa.
(Fotos Mattel)
Warleson compartilhou o redesign do novo UNO, que ele chama de UNO Versão Minimalista, na plataforma Behance, da Adobe, em Janeiro, onde viralizou na internet entre muitos fãs do jogo, ao ponto de alguns se dizerem interessados em comprar uma cópia.
Sem querer entrar em uma briga com uma das maiores empresas de brinquedo do mundo, ele não tinha planos de vender sua criação como um produto não oficial UNO. Então, a Mattel entrou em cena e decidiu colocá-la oficialmente em produção.
O projeto foi tão bem aceito e comentado que chegou até a Mattel. E durante o New York Toy Fair 2020, a Mattel divulgou o protótipo do UNO Minimalista que, inclusive, traz o nome do designer em sua embalagem e será lançado em breve.
O UNO Minimalista chega depois que a Mattel já lançou outras edição especiais, incluindo uma versão em Braille em parceria com a National Federation of the Blind (Federação Nacional dos Cegos) e um pack com as obras de arte de Jean-Michel Basquiat.
A Mattel deverá disponibilizar o UNO Minimalista em breve e o preço lá fora deverá ser de US $ 10,00. (Aprox. R$ 53,00. Cotação do Dólar em 01/04/2020).
Por ora, não é possível encontrar o jogo em lojas brasileiras.