Zaha Hadid Architect projeta novo International Football Centre na China - THE GAME

Zaha Hadid Architect projeta novo International Football Centre na China

O escritório Zaha Hadid Architects concluiu recentemente a sede ecológica do CECEP em Xangai, mas a empresa tem muito mais para mostrar na China, e outros projetos virão à tona como o International Football Centre no novo distrito de Fengdong em Xi'an. 

Refletindo sobre a preferência do ZHA por formas onduladas, a estrutura ondulada é inteligentemente projetada com uma estrutura em camadas que se adapta ao ambiente urbano circundante, o novo Xi'an International Football Centre será um estádio com 60.000 lugares para jogos nacionais e internacionais, bem como jogos da liga nacional, academias de treinamento de jovens, apresentações de entretenimento e eventos culturais. 

O centro ficará localizado no Novo Distrito em expansão da cidade, com uma população de nove milhões de pessoas e dois clubes de futebol profissional, Xi'an será a cidade-sede da Copa da Ásia da Confederação Asiática de Futebol (AFC) de 2023, na China. 

(Foto Zaha Hadid Architects)

Integrado na malha urbana ortogonal do distrito comercial, as fachadas abertas do estádio convidam a cidade ao coração do edifício para desfrutar de seus espaços públicos, recreação e restaurantes ao longo do dia. Localizadas em uma série de terraços "ajardinados" sombreados voltados para o sul com vista da cidade até a montanha Qing, essas instalações também servirão aos espectadores que visitam o estádio durante jogos de futebol, eventos culturais e apresentações.

As linhas amplas da fachada protegem o estádio dos ventos do norte e transmitem as formas fluidas do telhado que abriga a bacia em forma de sela que maximiza o assento do espectador fornecido no meio-campo.

(Foto Zaha Hadid Architects)

O projeto emprega uma estrutura de telhado de rede de cabos de longo vão ultraleve, resultando em uma carga mínima e pegada de material que por sua vez reduz a estrutura primária do estádio. O amplo perímetro do telhado protege as instalações dentro do envelope do edifício, enquanto os grandes terraços ao ar livre e sombreados e os saguões públicos incorporam plantações extensas em todos os níveis, proporcionando condições confortáveis ​​no clima quente de verão continental de Xi'an.

Suportada pela estrutura de rede de cabos tensionada, uma membrana translúcida sobre os assentos protege os espectadores das intempéries e da luz solar direta, ao mesmo tempo que permite que a maior quantidade de luz natural atinja a superfície de jogo, promovendo o crescimento da grama no campo para proporcionar condições de jogo do mais alto padrão.

(Foto Zaha Hadid Architects)

A modelagem digital definiu a geometria e otimizou a proximidade e as vistas do campo de jogo de todos os 60.000 lugares, gerando a atmosfera mais emocionante para o futebol e garantindo uma experiência de jogo excepcional para todos os jogadores e espectadores.

A conclusão do Xi'an International Football Centre está prevista para acontecer em 2023, e assim sediar a Copa Asiática de Seleções.