Por Rodrigo Dhakor
A cada dia, o número de tênis e a quantidade de lançamentos especiais, fazem com que o "mercado de revenda" de sneakers continue crescendo cada vez mais. Grandes lojas como LVMH , Farfetch e Foot Locker investiram recentemente centenas de milhões de dólares em plataformas para o mercado da revenda de tênis.
Segundo o relatório de análise de tamanho, participação e tendências de calçados esportivos por categoria (tênis esportivos, calçados esportivos, calçados aeróbicos, calçados para caminhada, tênis para caminhada), por gênero, por canal de varejo e segmento, a previsão de crescimento entre 2018 e 2025, sugere que o mercado global de calçados esportivos cresça e atinja a casa dos US $ 95,14 bilhões até 2025.
Com isso em mente, o site Highsnobiety, em parceria com assistentes de dados sneakerhead da StockX e ilustrações de Dan Freebairn, apresenta uma análise detalhada dos tênis mais valiosos do mercado de revenda nos primeiros três meses deste ano.
Os resultados incluem os calçados mais caros por preço médio no resell, os tênis com o maior preço de revenda e os tênis com maior participação de mercado no StockX.
(Imagem highsnobiety)
O primeiro lugar dessa lista conta com um tênis que nunca esteve disponível ao público e teve uma tiragem apenas para jogadores universitários durante o March Madness de 2019. O modelo Nike Air Jordan 4 "Michigan PE" azul marinho com detalhes amarelos foram vendidos na revenda por uma média de US $ 5.851 nesse primeiro semestre.
Em segundo lugar está o modelo e versão friends & family do Nike SB Dunk Low x Girls Don't Cry, com esquema de cores invertido em relação os modelos general release da collab entre a Nike e a gravadora japonesa, revendido por uma média de US $ 3.004.
O terceiro lugar no pódio, custou em média US $ 3.000, e é uma edição limitada de um Nike Air Jordan 1 "Brooklyn Nets City Edition", produzido pela DeJesus Custom Footwear em homenagem ao Brooklyn e com referências a Notorious BIG, trazendo uma dose perfeita de nostalgia nova-iorquina em uma tiragem de apenas cinco pares.
(Imagem highsnobiety)
O ranking acima mostra os tênis com o maior preço de revenda e é liderado pelo modelo Adidas Campus "Chinese New Year 2019", edição especial de Ano Novo, que foi revendido com o maior preço de revenda de tênis no primeiro trimestre. No retail, o tênis saiu por US $ 130 e seu preço de resell foi para US $ 1.900, dando uma margem de lucro de 1.362%.
Em seguida vem a edição limitada do Nike SB Dunk Low x Jeff Staple "Panda Pigeon", modelo que veio em uma caixa de madeira, com margem de lucro em 682%, com preço de resell na média de US $ 782.
Os outros tênis em destaque são o Air Jordan 6 "Doernbecher", que garantiu a terceira maior margem (407%), seguido pelo Sacai x Nike LDV Waffle Daybreak azul (389%) e verde (380% ), e duas edições do Slam Jam x Nike Blazer Mid 77 Vintage (387% no pack especial, 347% no modelo padrão). K-Swiss x Lil Jupiterr CR-329, Off-White x Nike Air Max 90 "Black" e Pleasure x Crocs Clog ficaram abaixo da margem de lucro dos 250%.
(Imagem highsnobiety)
Os modelos Jordan ocupam os três primeiros lugares na lista dos tênis mais vendidos no StockX durante o primeiro trimestre de 2019. O modelo Air Jordan 1 “UNC” Patent e Air Jordan 1 “Turbo Green” são os de maiores porcentagem de vendas em 2019, sendo o primeiro com (19%) e o segundo com (13%), acompanhados pela interação recente do Air Jordan 6 “Infrared” com (11%).
Esses três modelos Jordan somam 43% entre os 10 tênis mais vendidos do primeiro trimestre. No ano passado, foi possível acompanhar um enorme número de lançamentos das silhuetas Jordan (60 lançamentos), uma média de mais de um por semana, e o número de lançamentos dos modelos Jordan em 2019 só tende a aumentar.
Ocupando a quarta, sétima e décima colocação estão os modelos Yeezy Boost 350 V2 "TRFRM", Yeezy Boost 700 "Inertia" e Yeezy Boost 350 V2 "Clay" que juntos somam 24% no ranking.
Fonte: Highsnobiety / StockX