Algumas dicas e truques para armazenar sua coleção

Algumas dicas e truques para armazenar sua coleção

Por STAFF THE GAME

Por Rodrigo Dhakor

Falar sobre coleções é sempre difícil. Um verdadeiro sneakerhead não é o cara que tem mil pares. Esse é quem tem dinheiro. O sneakerhead pode ter só cinco pares, o essencial é saber a história de cada um.

Existem colecionadores que às vezes exageram na dose, alguns são mais "prudentes", mas a maioria deles tornam sua coleção um pouco difícil de administrar, ao sair comprando todo lançamento possível sem mesmo ter usado itens comprados há meses.  

Uma coisa é possuir alguns pares de tênis que estão em rotação constante, mas outra é ter uma coleção que chega às centenas e ter que armazenar aquele monte de caixa as vezes "desordenada".

Pois bem, se você se encontra na situação de inúmeras caixas, você tem que descobrir onde você tem e como você tem que armazena-las. No decorrer da matéria, você vai descobrir pequenas dicas infalíveis para obter um bom controle sobre o seu "estoque" e proteger o seu investimento. Além de saber o que fazer com seus tênis armazenados depois de um dia chuvoso ou inúmeras outras situações que podem acarretar em problemas futuros aos seus "bens de valor".

Um ótimo local para armazenar

Existem porão, sótão, garagem, até mesmo um galpão no quintal que pode parecer o lugar perfeito para armazenar seus tênis. Opções não muito "habituais" entre os colecionadores brasileiros, mas espaços feitas sob medida e usado por muitos colecionadores no exterior. Quando se trata de preservar seus tênis, você deve procurar por condições secas e moderadas. O calor e a umidade são seus maiores inimigos.Sendo assim, o porão, o sótão, a garagem ou o galpão podem parecer os locais perfeitos, mas são na verdade os piores. A melhor opção é armazenar suas caixas em um armário ou em um quarto extra que não esteja em uso. 

Evite períodos prolongados de exposição a luz solar direta, mantenha persianas  e cortinas fechadas para evitar que o sol chegue as caixas. E deixe as sempre em posição elevada e sem contato com a umidade do chão e das paredes.

Cuidado com as caixas

As caixas originais definitivamente não são a melhor opção para uma grande quantidade de tênis. Elas não apenas fornecem pouca proteção, mas também se degradam com o tempo caso você a ignore e crie uma situação de empilhamento precária, já que elas não possuem a estrutura necessária para suportar muito peso. 

(Foto The Container Store)

Felizmente, existem hoje como opção um monte de caixas de armazenamento de plástico no mercado, que são feitas especificamente para tênis. O modelo Crep Protect Crate é um dos melhores e mais usados entre os maiores colecionadores. Capazes de armazenar tênis de tamanhos grandes como US13 / UK12 masculino e suportam até 100 kg para todas as suas necessidades de empilhamento, elas também fornecem proteção UV ajudando a evitar a oxidação, mantendo seus tênis livres de amarelados, melhor do que suas caixas de papelão e apresentam uma porta frontal drop-down magnética e transparente para que você possa ver exatamente o que está dentro. 

(Foto Creap Protect)

No Brasil não existem as Crep Protect Crate no mercado, o difícil acesso nos exige a importar do exterior.  Mas podemos resolver nossos problemas utilizando produtos nacionais pensados para organizações, como a Caixa Organizadora da Linha Biopratika da Pleion. Prática, feita em plástico resistente e versátil, com ela seus tênis podem ser armazenados e conservados com muito mais qualidade e segurança. São vários as dimensões encontrados para armazenar diferentes formatos e tamanhos dos calçados. Sua transparência permite melhor visualização dos tênis e seu modo compacto permite colocá-la em espaços estreitos.

Os modelos da linha Biopratika mais adequado para seus sneakers são os modelos de 11L Código: 0330 com medidas de 40,8 cm (C) x 29,0 cm (L) x 12,6 cm (A) e o modelo de 20L Código: 0340, com medidas 46,7 cm (C) x 32,3 cm (L) x 17,9 cm (A). O preço de ambos os modelos oscila entre R$ 18,00 e R$ 25,00 cada, de acordo com a região e a rede de varejo.

(Foto Pleion)

Existem vários outros tipos, marcas e preços de caixas organizadoras no mercado brasileiro. As várias opções de tamanho também permitem que possamos de uma forma, dentro do orçamento de cada um, configurar e organizar de modo personalizável nossa coleção. 

Organização

A organização é a chave para administrar a rotação dos seus tênis, mas essa regra mesmo quem faz é você. Uma dica é ordenar sua coleção por marca e modelo, método mais óbvio e popular, mas você pode analisar se tem alguns modelos sazonais, que você só toca durante certos meses do ano. Crie uma seção separada para eles. E ao mesmo tempo faça ajustes na organização das caixas de tênis que mantem uma rotação diária para que fiquem mais fáceis de pegar.

 (Foto @feetheat)

Manutenção

Depois de ter organizado todo o montante de sua coleção, armazenando a em caixas de plástico, nas originais e tomado todas as precauções organizacionais devidas, ainda existem alguns fatores de cuidados a se manter. 

Embora você não precise limpar completamente seus tênis toda vez que estiver usando ou olhado para eles, você provavelmente deve mante los adequadamente limpos e sim fazer uma limpeza adequada que evite mofo e deterioração, principalmente se eles estiverem molhados. 

Existem diversos cleaners desenvolvidos para tênis hoje no mercado, opte por eles. Evite limpadores abrasivos e uma limpeza pesada (essas podem danificar os produtos sintéticos usados ​​na maioria dos tênis), utilize simples métodos de limpeza com o uso de uma escova de limpeza leve. 

Utilize sílica gel para ajudar a sugar parte da umidade em tênis molhados, mas não os deixe lá por longos dias, um pouco de umidade natural faz bem para seus tênis, mante los secos demais pode causar rachaduras e se desintegrar (por esse motivo, também não sequem com aquecedores ou com secador de cabelo). 

(Foto Creap Protect)