Por Rodrigo Dhakor
A Nike continua sendo líder em todas as principais questões e categorias como: inovação, moda e intenção de compra, nas pesquisas e gráficos a respeito da análise de preferência do consumidor.
No competitivo mercado de artigos e roupas esportivas, os analistas de negócios concentram-se e elaboram pesquisas e números para medir o desempenho de cada marca presente nesse cenário.
Por exemplo, a Nike ocupa o 14º lugar na lista das marcas mais valiosas do mundo segundo a Forbes em 2019, enquanto a Adidas aparece na 61ª posição. Por outro lado, Panos Mourdoukoutas, colaborador do site forbes.com, reporta que “a Adidas rouba muito o brilho da Nike e da Under Armour”.
No entanto, para a colaboradora da Forbes e pesquisadora de mercado Pamela N. Danziger , grande parte da quantitatividade da importância de uma marca e do mercado em geral é baseada em como os consumidores percebem a marca, e a Nike está um passo a frente de todos.
Usando como base uma pesquisa recente feita e conduzida pela empresa de investimentos Canaccord Genuity em março desse ano, envolvendo mais de 1.400 consumidores de vestuário esportivo nos Estados Unidos, Danziger destaca que a Nike está em primeiro lugar na percepção de inovação, bem como em moda e estilo oferecido aos seus consumidores.
Gráfico: Marcas de Vestuário Esportivo em inovação, moda e intenção de compra
Fonte: Canaccord Genuity Sports Apparel Consumer Survey March 2019 & Unity Marketing)
Na pesquisa, 39% das mulheres preferem a Nike como líder no quesito inovação, em segundo lugar a Under Armour tem 29% de preferência, a Adidas 17%, a Lululemon 9% e as demais marcas ficam com 6%. Entre os homens, 42% colocam a Nike em primeiro lugar, seguida por Adidas com 35%, Under Armour com 18%, Lululemon 4% e a sobra de 1% para outras marcas.
Para a Nike, a inovação é um dos pilares de sua Triple Double Strategy (2X) anunciada em 2017. Naquela época, prometia dobrar sua “cadência e impacto de inovação”, dobrar sua velocidade de mercado e dobrar suas “conexões diretas com os consumidores”.
Na categoria moda e estilo a Nike continua com uma liderança enorme - 42% dos homens e 31% das mulheres consideram a marca como top da indústria. Entre as mulheres, a Lululemon está em segundo lugar com 31% nas pesquisas e entre os homens, a segunda colocada no ranking é a Adidas com 37% de preferência entre os consumidores com idade entre 18 e 34 anos.
Por último, a lealdade à marca é sem dúvida, um dos fatores mais importantes listados na pesquisa. A liderança da Nike em inovação, bem como moda e estilo, traduziu-se em uma maior probabilidade dos clientes buscarem à marca em compras futuras. Embora a Adidas se mantenha firme na lutra contra a Nike, o avanço não é sufuciente, a Under Armour está rapidamente perdendo terreno, as outras marcas nem aparecem na pesquisa e os artigos Lululemon dificilmente importa ao nicho diverso de público, exceto para as mulheres.
Finalizando e frisando uma alegação de Mark Parker, CEO da Nike, no relatório do terceiro trimestre da Nike:
“O ímpeto de negócios da Nike está sendo acelerado pela capacidade de ampliar a inovação em um ritmo rápido, de modo a expandir novas experiências de consumo digital em todo o mundo”.