Conheça o primeiro tênis de cânhamo impermeável do mundo

Conheça o primeiro tênis de cânhamo impermeável do mundo

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

Bernardo Carreira é o fundador da start-up DopeKicks, empresa que conta com o objetivo de construir os tênis mais legais, ecologicamente corretos, feitos de materiais veganos, super resistentes, à prova d'água e ainda acessíveis a todos.

 

Baseado nisso, literalmente, a empresa apresenta os primeiros calçados impermeáveis ​​feitos a base de cânhamo, com tecido cannabis de cânhamo, cortiça e borracha reciclada.

A cannabis tem duas variações principais, a marijuana e o cânhamo. O primeiro é aquele que todos conhecem, o ilegal, a droga.Já o cânhamo é o primo sóbrio, não é uma droga. É uma variedade da planta com menos de 0,5% do composto alucinógeno tetraidrocanabinol (THC), além de consumir 3 vezes menos água do que o algodão, causando um impacto mínimo até mesmo no no solo.

O cânhamo é considerado super forte ecologicamente e é uma fibra muito importante, cultivada até mesmo por George Washington, primeiro presidente americano que governou de 1789 a 1797, e Thomas Jefferson terceiro presidente de 1801 a 1809 que também tinha plantações, e até redigiu o rascunho da Declaração de Independência dos EUA em folha de cânhamo.

(Foto DopeKicks)

O tênis DopeKicks é unissex e construído com um tecido superior feito a base de cannabis cânhamo. As plantas de cânhamo são colhidas, as fibras são separadas da casca, e descansam em um campo por 4-6 semanas. As fibras separadas são então trabalhadas em filamentos e limpas para remover as impurezas. Eles são então transformados em fios e tecido têxtil.

Durante o processo de fabricação, uma camada de revestimento especial é adicionada para proteger o tecido e suas propriedades de manchas, líquidos e partículas de poeira. Para garantir que não entre água no tênis, a empresa acrescentou uma membrana especial à prova d'água no interior, fornecendo duas camadas de proteção contra vento, frio, líquido e poeira.

 (Foto DopeKicks)

Além de cânhamo, o tênis apresenta solas feitas de outras solas de borracha velhas e antigas . As solas velhas são trituradas e derretidas para criar as novas solas, que são moldadas, personalizadas, flexíveis, duráveis ​​e ajudam a salvar o ambiente ao mesmo tempo. As palmilhas são feitas de cortiça, um material que oferece amortecimento e é antibacteriano.

As silhuetas DopeKicks são fabricadas em Portugal, onde os colaboradores recebem salários justos. Os tênis estão atualmente no Kickstarter, ainda como forma de financiamento coletivo buscando apoio para tornar bem mais viável o projeto inovador, e já atingiram um montante 10 vezes mais do que o objetivo inicial de US $ 10.000.

Para comprar o tênis é preciso pagar recompensas por meio do Kickstarter, que variam de US $ 89,00 a US $ 297,00.

Saiba mais aqui