Conheça o significado de alguns nomes das colorways dos Yeezy

Conheça o significado de alguns nomes das colorways dos Yeezy

Por Rodrigo Dhakor

Falaremos sobre nomes, então vamos relembrar que Kanye West apareceu no The Rolling Stone usando uma coroa de espinhos, roubou o trovão de Taylor Swift no meio de um discurso de aceitação do prêmio e posteriormente nomeou seu álbum de “Yeezus” de 2013, combinando seu apelido “Yeezy" com "Jesus".

Ao escolher esse nome para o álbum, Kanye queria se estabelecer como um "deus" de alto nível do rap, enquanto prestava homenagem ao seu mentor, Jay-Z, que dera a si mesmo o apelido J-Hov (ou Hov), derivado de Jeová, o nome hebraico para deus (Jay-Z queria se estabelecer como o "deus do rap" escolhendo esse apelido).

O apelido de Kanye "Yeezy" vem da continuação de uma tendência de apelidos do hip-hop, onde o "eezy" geralmente é adicionado a uma parte do seu último nome, Jeezy (nome verdadeiro Jay Jenkins), Weezy (Lil 'Wayne), Breezy (Chris Brown), e assim por diante. Kanye era chamado de "Ye", o que acabou se tornando Yeezy.

São tantas as histórias e caminhos trilhados por "Ye" que em 2013 junto à Adidas o mesmo anunciou o lançamento de uma linha de tênis e roupas em uma parceria batizada de Yeezy Boost, que viria à tona em 2015. Parceria essa que hoje forma um crescente império estimado a faturar US$ 1,5 bilhão em vendas em 2019.

Os anos se passaram, os lançamentos dos modelos Yeezy se tornaram cada vez mais dinâmicos. Aqueles que acompanham o sensacional trabalho de Kanye com a Adidas desde 2015 já notou que os nomes das colorways estão ficando cada vez mais aleatórias. E para entendermos os sentidos, escolhemos alguns dos nomes mais enigmáticos da coleção para saber o que eles realmente significam, bem como se pronuncia corretamente.

 

Antlia [ant-lee-ah]

(Foto StockX)

1. substantivoAntlia (Ant), a Máquina Pneumática, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Antliae. A Máquina Pneumática é uma das muitas constelações introduzidas por Nicolas Louis de Lacaille para preencher o céu do hemisfério sul, batizada em celebração à recém-inventada bomba de ar de Robert Boyle. Está localizada em uma parte bastante deserta do céu austral.

 

Vanta [vanh-tah]

 (Foto StockX)

1. substantivo. Provavelmente uma referência ao Vantablack, um material desenvolvido pela Surrey NanoSystems no Reino Unido e é uma das substâncias mais escuras conhecidas, absorvendo até 99,96% da luz visível (a 663 nm se a luz for perpendicular ao material).

 

Tephra [teff-ra]

 (Foto StockX)

1. substantivo. Um fragmento de rocha ou partícula ejetada por uma erupção vulcânica. O termo tefra (do grego τέφρα — cinzas) é utilizado como sinônimo, embora em geral seja apenas aplicado às cinzas vulcânicas.

 

Inertia [in-er-sha]

 (Foto StockX)

1. substantivo. A inércia é uma propriedade geral da matéria. Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade Uma tendência a não fazer nada ou permanecer inalterada.

 

Geode [jee-ode]

 (Foto StockX)

1. substantivo. Os geodes ou geodos são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. São essencialmente cavidades que se formam nas rochas, apresentando-se revestidas por formações cristalinas, muitas vezes apresentando a forma de faixas concêntricas.

 

Mauve [mow-v]

(Foto StockX)

1. substantivo . Uma cor púrpura pálida. Foi também a primeira tinta de anilina e primeira cor artificial derivada do carvão preparado por William H. Perkin em 1856, tornando-se o primeiro corante sintético.

 

Synth [sin-th]

(Foto StockX)

1. substantivo. Abreviação de sintetizador, um instrumento musical eletrônico (normalmente operado por um teclado) que produz uma ampla variedade de sons, gerando e combinando sinais de diferentes frequências.

 

Analog [an-ah-log]

(Foto StockX) 

1. adjetivo. Relacionar ou usar sinais, ou informações representados por uma quantidade física continuamente variável, como posição espacial, voltagem, etc.

1. substantivo. Uma pessoa ou coisa vista como comparável a outra.

 

Lundmark [lund-marck]

(Foto StockX)

1. substantivo. Uma cratera erodida no outro lado da lua. Encontra-se a sudoeste da Mare Ingenii ("mar de esperteza"), uma das raras áreas do lado distante da Lua.

 

Hyperspace [hi-per-spay-s]

(Foto StockX)

1. substantivo. O hiperespaço é um elemento hipotético presente na ficção científica, utilizado como uma forma de viagem mais rápida que a luz. Ele é geralmente descrito como uma região alternativa de espaço coexistente com o Universo padrão, região essa que pode ser acessada usando um campo de energia ou outro dispositivo.

 

Beluga [beh-loo-gah]

(Foto StockX)

1. substantivo. Pequena baleia de dentes brancos, que vive em rebanhos principalmente nas águas costeiras da região ártica e subártica.

 

Moonrock [moo-n-roh-k]

(Foto StockX) 

1. substantivo. Um pedaço de rocha encontrado na lua.

2. substantivo. Uma variedade relativamente forte de cannabis.

 

Turtle Dove [turr-tell-duh-v]

(Foto StockX)

1. substantivo. Possivelmente um referência a uma pequena pomba, ave membro da família Columbidae.

 

Graphite [graff-fyt]

(Foto StockX)

1. substantivo. Uma forma alotrópica cristalina cinzenta do carbono. 

 

Taupe [taw-p]

(Foto StockX)

1. adjetivo. Taupe é uma cor marrom escura entre marrom e cinza. A palavra deriva do substantivo francês taupe que significa "mole". O nome originalmente se referia apenas à cor média da toupeira francesa, mas a partir da década de 1940, seu uso se expandiu para abranger uma gama mais ampla de tons. 

 

Cinder [sin-derr]

(Foto StockX)

1. substantivo. Refere se a um pequeno pedaço de carvão parcialmente queimado ou madeira que parou de emitir chamas, mas ainda tem material combustível.

 

Onyx Shade [ohn-nix]

(Foto StockX)

1. adjetivoOnyx é uma variedade semipreciosa de ágata com diferentes cores em camadas.

 

Wakame [wah-kah-maio]

(Foto StockX)

1. substantivoWakame (Undaria pinnatifida) é uma macroalga, algumas vezes encontrada à venda como Wakama. É utilizada para melhoria do sistema circulatório. Uma alga castanha comestível, usada tipicamente seca na culinária chinesa e japonesa.

 

Burnt Sienna [burr-n-t see-enn-ah]

(Foto StockX)

1. substantivoSienna é uma espécie de terra ferruginosa usada como pigmento na pintura, normalmente marrom-amarelado (sienna cru) ou marrom-avermelhado profundo quando assado (sienna queimado).

 

Peyote [pay-oh-tee]

(Foto StockX)

1. substantivo. Um pequeno e macio cacto verde-azulado, nativo do México e do sul dos EUA. Também chamado de mescal.

2. substantivo. Um medicamento alucinógeno preparado a partir do cacto peiote, contendo mescalina.

Várias outras interações existentes guardam nomes e elementos interessantes para se descobrir. Basicamente uma grande variedade de novidades ainda está por vir. O que nos resta é aguardar para saber quais referências minarão pela mente criativa de Yeezy.