Adidas aposta em tênis que só pode ser usado uma vez em maratona

Adidas aposta em tênis que só pode ser usado uma vez em maratona

Custando U$ 500,00, lá fora, e R$ 3.999,99 aqui no Brasil, o novo tênis de corrida da Adidas vem sendo a grande polêmica e a melhor aposta da marca na promessa de melhorar os resultados dos corredores. Mas, segundo a empresa o Adizero Adios Pro Evo 1, só pode ser usado uma vez, ou seja, dura o suficiente para uma maratona. 

Os tênis são os mais leves já produzidos pela Adidas e fazem parte dos esforços da empresa para entrar de vez na competição pelos melhores tênis de corrida de fibra de carbono

Apenas 521 unidades do produto foram vendidas ao público até agora e somente para corredores de elite que podem correr uma maratona em 3 horas e 30 minutos ou mais rápido.

Alguns usuários relataram que sentiram imediatamente a diferença e que conseguiram melhorar os seus tempos. No entanto, a grande polêmica fica por conta da curta vida útil do produto.

(Foto: Adidas)

Valendo toda a "dinheirama" para correr apenas uma maratona, os tênis se tornam um dos menos sustentáveis que existem. Mesmo com as reclamações, a Adidas disse que pretende manter o preço, o que, acrescentou, “reflete os materiais e designs de alto desempenho dentro do produto”.

Especialistas afirmam que não há evidências de que o novo produto garanta uma melhor performance na corrida e isso é um problema. Além desse problema, a nova espuma e a nova estrutura nos tênis apresentadas pela marca não devem fornecer uma grande vantagem para os corredores. A empresa diz que a nova espuma aumenta a captura de energia, e uma mudança no design do sapato curva a sola para cima perto dos dedos dos pés.

A polêmica durabilidade do tênis também é motivo de reclamação. Normalmente, os equipamentos de corrida duram pelo menos quatro maratonas. No entanto, a Adidas “sacrificou” tanto para deixar o tênis mais leve (e por consequência mais rápido), que a vida útil foi reduzida para apenas uma grande corrida. Alguns especialistas temem que ele mostraria sinais de degradação durante essa própria única maratona, gerando inclusive riscos para os corredores.

(Foto: Adidas)

Na verdade o objetivo da Adidas é competir com a Nike, que há muito tempo domina o mercado de tênis de corrida de maratona com sua linha Vaporfly. Uma placa de fibra de carbono na midsole do Vaporfly armazena e libera energia a cada passo. Isso, combinado com uma espuma de midsole chamada Pebax, catapulta os corredores de longa distância para frente, melhorando os tempos em torno de 4% em comparação com os outros.

Adizero Adios Pro Evo 1 estará disponível, no site da Adidas Brasil, no próximo dia 19 de dezembro e cada para sairá por R$3.999,99.