Ex-funcionário da Nike é acusado de fraude e desvio de U$ 1,5 mi

Ex-funcionário da Nike é acusado de fraude e desvio de U$ 1,5 mi

Por RODRIGO DHAKOR

Um ex-gerente de marketing da Nike foi acusado de ter ligação com um esquema de fraude envolvendo a empresa, disse um procurador americano do distrito de Oregon, Billy J. Williams.

Errol Andam, de 49 anos, enfrenta acusações de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e declarações falsas em um pedido de empréstimo.

O ex-funcionário foi contratado pela Nike de 2001 e ficou até 2018. Ele gerenciou projetos, construções e operações de pop-ups instaladas em competições esportivas e outros eventos realizados pelos Estados Unidos.

Billy J. Williams disse que em 2016 Andam teve um amigo que criou uma empresa para projetar e construir as pop-ups e usou sua função de gerente para firmar contratos com essa empresa de forma consistente. 

Andam supostamente assumiu o controle das operações financeiras da empresa e emitiu faturas para a Nike sob o nome Frank Little. Ele também supostamente desviava as vendas por meio de cartão de crédito de várias pop-ups para a empresa do amigo e para sua própria conta bancária.

(Errol Andam (direita) / Foto Worldredeye.com)

Entre 2016 e 2018, Andam supostamente desviou quase U$ 1,5 milhão, oriundos da receita da Nike.

Se for condenado, o ex-gerente pode pegar pena máxima de 30 anos de prisão, ou ter que pagar multas de até U$ 4,5 milhões e passar 5 anos sob liberdade supervisionada. Ele será processado em 5 de Março.

A Nike emitiu a seguinte declaração sobre o assunto: "A equipe de investigação interna da Nike descobriu uma atividade inadequada do Sr. Andam em 2017 e, depois que ele foi demitido da empresa, entregamos as evidências ao Ministério Público. É uma pena que o Sr. Andam, que tinha um emprego que lhe permitia ter acesso a alguns dos eventos mais emocionantes do mundo do esporte, optar por abusar da confiança que a Nike depositava sobre nele. Queremos agradecer ao Procurador dos Estados Unidos por seus esforços neste caso"


✔️ Produto adicionado com sucesso.