Por Rodrigo Dhakor
A Nike divulgou na quinta-feira (19) ganhos e vendas trimestrais que superam as expectativas dos analistas, à medida que mais clientes acessam suas lojas para comprar produtos da marca Jordan Brand, braço alternativo fundamental na vida da marca do Swoosh.
A marca relatou que as vendas atingiram números surpreendentes em torno dos US $ 9,8 bilhões e subiu cerca de 12%. Sendo então a principal nota esclarecida do relatório, o feito de que a Jordan Brand fez seu primeiro trimestre de bilhões de dólares.
Para alguns, essas notícias podem ser surpreendentes quando você considera o tamanho da Jordan Brand. Eles estão na vanguarda da cultura de tênis e trazem continuamente alguns dos modelosmais incríveis. Esses últimos resultados de vendas são uma prova de que a cultura de tênis continua a quebrar o mainstream e de que mais pessoas estão começando a lidar com calçados e artigos da Jordan Brand.
Alguns dos calçados citados no relatório da Nike são o Air Jordan 1 e Air Jordan 34. Ambos os tênis fizeram grandes números ao longo de 2019 e certamente continuarão impulsionando a marca à medida que entrarmos em 2020.
(Foto Insider)
"A marca Jordan, em uma base equivalente de atacado, acabou de ganhar seu primeiro trimestre de bilhões de dólares, um marco incrível e, igualmente importante, foi um crescimento de alta qualidade", disse Parker antes de entrar em cena no cargo de presidente executivo. John Donahoe sucederá Parker como CEO, a partir de 13 de Janeiro.
"O mercado é saudável e, em muitos casos, a demanda está excedendo a oferta", afirmou Parker, segundo uma transcrição da FactSet.
A Nike (NKE, + 0,57%), planeja adicionar novas interações e cores ao Air Jordan 1, um dos tênis mais populares da marca. E embora esse número seja impressionante, os analistas destacam que há muitas coisas reunidas para produzir os resultados melhores que o esperado dentro da Nike.
"A aceleração dos investimentos em inovação digital, cadeia de suprimentos e produtos está abrindo caminho para um futuro brilhante de crescimento contínuo da linha superior e expansão de margem", disse a Susquehanna Financial Group em nota.
Analistas classificam as ações da Nike como positivas com uma meta de preço de US $ 115,00 acima dos US $ 106,00. A Nike reportou ganhos fiscais no segundo trimestre por ação de 70 centavos e receita de US $ 10,3 bilhões. O consenso da FactSet foi de um lucro de 58 centavos por ação e vendas de US $ 10,1 bilhões.
"Muitas vezes nos perguntam: 'O que pode parar a Nike?", disseram os analistas do UBS, liderados por Jay Sole. "Nossa resposta não é competição. Quase nenhuma outra empresa de roupas esportivas consegue acompanhar o ritmo da adaptação da Nike ao ambiente de varejo em constante mudança. Isso oferece uma vantagem que provavelmente se mostra bastante durável".
O UBS classifica as ações da Nike como neutras e elevou sua meta de preço de US $ 97,00 para US $ 103,00. "A Nike aparece no início das entradas dos benefícios de seus investimentos em transformação digital, que só podemos esperar ter um benefício acelerado daqui", escreveram os analistas da Raymond James, liderados por Matthew McClintock.
"Do ponto de vista da margem, acreditamos que a empresa tem uma oportunidade substancial de encontrar eficiências de despesas no horizonte de investimentos imediatos (bem como uma sólida expansão contínua da margem bruta), que quando combinada com um forte crescimento da receita líquida, apresenta um algoritmo EPS altamente atraente para acionistas, apesar do nível de avaliação relativamente alto ".
A Raymond James classifica as ações da Nike com desempenho superior a $ 110,00 , acima dos $ 100,00. As ações da Nike subiram 38,2% no ano passado, enquanto o índice S&P 500 SPX, + 0,51% , subiu 33,5% e o Dow Jones Industrial Average DJIA, + 0,37% aumentou 27,3% no período.
A receita total em números de atacado da Jordan Brand foi de US $ 3,14 bilhões no último ano fiscal, e esse número provavelmente aumentará quando a contagem do ano fiscal atual for divulgada após um trimestre tão grande.