Nike cancela lançamento do Daybreak com a Undercover na China

Nike cancela lançamento do Daybreak com a Undercover na China

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

De acordo com o Financial Times , a Nike cancelou o lançamento das próximas interações do modelo Daybreak feito em parceria com a Undercover na China, depois de um controverso post por meio do Instagram feito por Jun Takahashidesigner da marca japonesa.

Segundo relatos, Takahashi postou uma foto com a legenda "sem extradição para a China", em apoio aos protestos que acontecem atualmente em Hong Kong. Os cidadãos do território começaram a se mobilizar neste ano para protestar contra um projeto de lei que facilitaria o envio de pessoas à China para serem julgadas.

Entenda um pouco da história ...

Hong Kong foi tomada pelos ingleses dos chineses em 1842, depois de o Reino Unido derrotar a China em uma guerra.

Em 1997, o Reino Unido devolveu a cidade, mas foi acertado que o princípio de “um país, dois sistemas” iria prevalecer: Hong Kong teria autonomia em quase todos os aspectos, menos na política exterior e temas de defesa, durante 50 anos.

Como região administrativa, a ilha tem seu próprio sistema legal, seus próprios partidos e direitos que, na China, não existem, como o de assembleia e do livre discurso. E Hong Kong tem um documento semi-constitucional que garante essas liberdades.

Em 2019, 22 anos depois da reintegração de Hong Kong, os cidadãos da ilha começaram a protestar contra medidas que, segundo eles, têm o potencial de restringir a autonomia e as liberdades que eles têm, e que não existem na China continental.

(Foto Associated Press)

Por mais que o post já fora excluído e a Undercover divulgado uma declaração oficial de que foi um erro que refletiu a opinião de apenas um indivíduo na empresa, chamando a de "opinião individual", a CNBC e a CNN informaram que receberam um comentário de um porta-voz da Nike dizendo:

"Com base no feedback dos consumidores chineses, retiramos da China um pequeno número de produtos que foram projetados por um colaborador".

 

Embora o acesso ao Instagram não seja permitido oficialmente na China, as reações on-line à postagem de Takahashi feitas por usuários de plataformas sociais chinesas como o Weibo foram "brutais". Juntamente com uma onda de comentários negativos e pessoas gravando e compartilhando a destruição, desfiguração ou descarte de seus sneakers do projeto Undercover x Nike Daybreak.

 

(Foto Rick Boost)

A YYSports, uma das maiores varejistas de vestuário da China, disse que a Nike enviou uma "notificação urgente", dizendo que o lançamento do dia 14 de junho não seria feito.

Os protestos ainda continuam a todo o vapor. Já a Nike não divulgou até o fechamento (02) nenhuma declaração oficial sobre o lançamento cancelado.

Apesar do cancelamento na China, os lançamentos do Undercover x Nike Daybreak continuam como planejado, com informações ainda disponíveis no nike.com e em demais lojas selecionadas espalhadas pelo mundo.

Recentemente, dois modelos do Nike Daybreak HG x Undercover nas cores "Black" e "Blue Jay" foram lançados no Brasil no dia 07 de junho, via plataforma SNKRS e vendidos pelo preço de R$ 699.90.