A Nike pediu permissão a um juiz federal para adicionar evidências a um processo envolvendo a StockX , desta vez alegando que o marketplace da plataforma negociou quatro pares de tênis falsificados, apesar dos pares fornecerem etiqueta de autenticidade e recibo.
Nike lawyers say they obtained fake pairs of Air Jordans on StockX, slamming the platform’s authenticity guarantee in their lawsuit. pic.twitter.com/KRm14CqIMV
— brendandunne (@brendandunne) May 11, 2022
A mais recente atualização no processo inclui declarações de que a Nike comprou quatro pares, supostamente falsificados, de Air Jordan 1 “Patent Bred” por meio da StockX entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
“Os quatro pares falsificados foram comprados dentro de um curto período de dois meses na plataforma da StockX, todos tinham afixado neles a etiqueta 'Verified Authentic' da plataforma e todos vieram com um recibo de papel da StockX na caixa declarando que os pares eram '100% autêntico'”, declarou a Nike.
(Foto: Reprodução / Tribunal Distrital dos EUA)
Segundo informações, o processo federal foi aberto em fevereiro deste ano depois que a Nike acusou a plataforma de revenda de se aproveitar de suas marcas com o serviço chamado Value NFTs. No entanto, a StockX argumentou no tribunal que os NFTs não são tênis digitais e sim tênis físicos que podem ser comprados em seu site e também podem ser negociados entre os usuários.
Atualmente a StockX é uma empresa avaliada em U$ 3,8 bilhões. A plataforma, nos últimos anos, enfrenta críticas sobre suas políticas de atendimento ao cliente, além de outras questões envolvendo falsificações entre plataforma e revendedores.
A StockX respondeu com o seguinte texto: “Levamos a relação com o cliente muito a sério e investimos milhões para combater a proliferação de produtos falsificados que praticamente existem hoje em todos os tipos de mercado. O último registro da Nike não é apenas infundado, mas também curioso, pois sua própria equipe comunicou confiança em nosso programa de autenticação e, centenas de funcionários da Nike – incluindo os atuais executivos seniors – usam a StockX para comprar e vender seus produtos. Os recentes argumentos nada mais são do que tentativas desesperadas e mostra um pânico na tentativa de resgatar algo do processo judicial perdido, aberto contra nosso programa inovador Vault NFT, algo que revoluciona a maneira como os consumidores podem comprar, armazenar e vender itens colecionáveis com segurança, eficiência e sustentabilidade".