Por Rodrigo Dhakor
O YouGov BrandIndex recentemente classificou a Nike como uma das dez empresas "mais saudáveis" do mundo. A lista inclui principalmente empresas de alta tecnologia, como Google, WhatsApp, YouTube, Samsung e Facebook, que ocupam os cinco primeiros lugares. A Nike chega a 8ª colocação, fazendo da marca uma das duas únicas empresas não digitais a figurar no Top 10.
(Foto YouGov BrandIndex)
O Google novamente ocupa o primeiro lugar no ranking anual. E as marcas digitais dominam a classificação mundial com razão. Por natureza, sites como Google, YouTube e WhatsApp estão disponíveis na maioria dos lugares do planeta para qualquer pessoa com acesso à Internet. No entanto, enquanto muitos dos cinco principais fabricantes existem há apenas uma ou duas décadas, as marcas clássicas que existem há muito tempo também estão na lista. A IKEA e a Colgate estão sempre em contato com o público e, portanto, têm uma "saúde de marca" muito positiva.
As empresas de tecnologia ocupam lugares do primeiro ao quinto - compondo a totalidade das cinco principais companhias "saudáveis" do YouGov.
O sexto lugar na lista fica com a Amazon. A gigante do comércio eletrônico se manteve forte no mês passado e registrou um aumento de receita de 20%, para US $ 63,4 bilhões no segundo trimestre. A série de ganhos recordes chegou ao fim, no entanto, com ganhos de US $ 5,22 por ação, menos do que as apostas de consenso de US $ 5,56.
Embora a Nike tenha sido a única marca de calçados a figurar no Top 10, a Adidas chegou perto, garantindo o 11º lugar. A marca de roupas japonesa Uniqlo foi a única marca de moda a conseguir um lugar na lista, chegando ao 12º lugar.
Como uma marca é classificada como "saudável"?
Para ser considerada “saudável”, cada empresa teve que receber notas altas em seis categorias. Impressão, qualidade, valor, satisfação, recomendação e reputação. Na era da tecnologia, não é de surpreender que os negócios digitais prosperem. No entanto, a longevidade e a lealdade à marca também foram fatores-chave na avaliação.
Para determinar os 25 melhores do mundo, o YouGov pontuou marcas em 29 diferentes mercados, atribuindo a cada marca um valor com base em seu posicionamento na lista dos Top 10 de cada mercado. A primeira marca em qualquer lista recebeu 10 pontos, enquanto a décima marca recebeu 1 ponto. As marcas com mais pontos no geral formam o Top 25 global.
Somente mercados com mais de três setores rastreados foram incluídos entre os 25 principais do mundo, e todas as marcas foram monitoradas por pelo menos 6 meses para serem incluídas na classificação.
Todas as pontuações são baseadas em dados do período de 12 meses entre 1º de julho de 2018 e 30 de junho de 2019. Em setembro de 2018, Colin Kaepernick foi nomeado o rosto da campanha "Just Do It" da marca. Essa foi uma ação controversa, amplamente adotada por ativistas e fãs de esportes. De fato, apesar das reações hostis de outras marcas esportivas, essa campanha "emocional" levou a Nike a ganhar até uma indicação ao Emmy. Nomeada "Dream Crazier", a companhia lançou outro anúncio para celebrar os feitos de atletas femininas que excedem seus limites em todos os esportes. Além de aumentar a conscientização do público por meio de suas campanhas publicitárias, a Nike também viu suas vendas aumentarem aproximadamente 13% no quarto trimestre de 2018.
Quais são as 15 empresas do ranking 2019?
Abaixo segue a lista atual e completa das 15 principais empresas "saudáveis" de 2019. A pesquisa completa está disponível no site YouGov BrandIndex.
1. Google
2. Whatsapp
3. Youtube
4. Samsung
5. Facebook
6. Amazon
7. Ikea
8. Nike
9. PayPal
10. Netflix
11. Adidas
12. Uniqlo
13. Lego
14. Colgate
15. Almarai