Nike não paga impostos de renda federal há três anos

Nike não paga impostos de renda federal há três anos

Um novo estudo descobriu que pelo menos 55 das maiores empresas americanas não pagaram seus impostos no ano passado sobre bilhões de dólares lucrados.

O amplo projeto de reforma tributária aprovado em 2017 por um Congresso Republicano e sancionado pelo ex-presidente Donald J. Trump reduziu a alíquota do imposto corporativo de 35% para 21%. Mas dezenas de empresas da Fortune 500 conseguiram reduzir ainda mais sua fatura tributária - às vezes ao zero - graças a uma série de deduções e isenções legais que se tornaram a base do código tributário, de acordo com a análise.

Salesforce, Archer-Daniels-Midland e Consolidated Edison estão entre os citados no relatório feito pelo Institute on Taxation and Economic Policy, um grupo de pesquisa de esquerda existente na cidade de Washington.

A Nike também foi citada e não pagou nenhum imposto de renda federal nos últimos três anos, embora tenha lucrado cerca de U$ 4,1 bilhões durante esse período.

(Dados compilados pelo Instituto de Tributação e Política Econômica - Foto: Reprodução / ITEP)

“Isso continua sendo uma tendência há décadas, uma evasão fiscal corporativa promovida pelas maiores corporações dos Estados Unidos”, observa o ITEP. 

“As empresas que evitam os impostos representam vários setores e, em conjunto, desfrutaram quase U$ 40,5 bilhões de renda antes dos impostos de 2020”.

A Nike e outras empresas descobriram que também poderiam usar incentivos fiscais para opções de ações de executivos para "reduzir drasticamente [seus] impostos de renda". 

O ITEP acrescenta: “A Nike não pagou um centavo de imposto de renda federal sobre quase U$ 2,9 bilhões de renda antes dos impostos no ano passado, em vez disso, desfrutou de um desconto de imposto de U$ 109 milhões”.

A Nike também aproveitou a Lei CARES, um projeto de lei de estímulo assinado por Trump com o objetivo de ajudar empresas e famílias afetadas pela pandemia. Isso permitiu que a Nike “carregasse” perdas em 2020 e pudesse compensar alguns de seus lucros dos anos anteriores.

Bernie Sanders apontou a evasão fiscal da Nike no Twitter:

“Se você pagou U$ 120 por um par de Nike Air Force 1, você pagou mais para a Nike do que ela pagou em impostos de renda federais nos últimos 3 anos, enquanto ela lucrou U$ 4,1 bilhões de dólares e o seu fundador, Phil Knight, ficou U$ 23 bilhões mais rico..."