Um novo estudo descobriu que pelo menos 55 das maiores empresas americanas não pagaram seus impostos no ano passado sobre bilhões de dólares lucrados.
O amplo projeto de reforma tributária aprovado em 2017 por um Congresso Republicano e sancionado pelo ex-presidente Donald J. Trump reduziu a alíquota do imposto corporativo de 35% para 21%. Mas dezenas de empresas da Fortune 500 conseguiram reduzir ainda mais sua fatura tributária - às vezes ao zero - graças a uma série de deduções e isenções legais que se tornaram a base do código tributário, de acordo com a análise.
Salesforce, Archer-Daniels-Midland e Consolidated Edison estão entre os citados no relatório feito pelo Institute on Taxation and Economic Policy, um grupo de pesquisa de esquerda existente na cidade de Washington.
A Nike também foi citada e não pagou nenhum imposto de renda federal nos últimos três anos, embora tenha lucrado cerca de U$ 4,1 bilhões durante esse período.
A Nike e outras empresas descobriram que também poderiam usar incentivos fiscais para opções de ações de executivos para "reduzir drasticamente [seus] impostos de renda".
O ITEP acrescenta: “A Nike não pagou um centavo de imposto de renda federal sobre quase U$ 2,9 bilhões de renda antes dos impostos no ano passado, em vez disso, desfrutou de um desconto de imposto de U$ 109 milhões”.
A Nike também aproveitou a Lei CARES, um projeto de lei de estímulo assinado por Trump com o objetivo de ajudar empresas e famílias afetadas pela pandemia. Isso permitiu que a Nike “carregasse” perdas em 2020 e pudesse compensar alguns de seus lucros dos anos anteriores.
Bernie Sanders apontou a evasão fiscal da Nike no Twitter:
If you paid $120 for a pair of Nike Air Force 1 shoes, you paid more to Nike than it paid in federal income taxes over the past 3 years, while it made $4.1 billion in profits and Nike's founder, Phil Knight, became over $23 billion richer. Yes. We must #TaxTheRich.
— Bernie Sanders (@BernieSanders) April 2, 2021
“Se você pagou U$ 120 por um par de Nike Air Force 1, você pagou mais para a Nike do que ela pagou em impostos de renda federais nos últimos 3 anos, enquanto ela lucrou U$ 4,1 bilhões de dólares e o seu fundador, Phil Knight, ficou U$ 23 bilhões mais rico...".