Nike renova política de envios internacionais de seus produtos

Nike renova política de envios internacionais de seus produtos

Por RODRIGO DHAKOR

Por Rodrigo Dhakor

A Nike está mudando algumas de suas estratégias e políticas em 2020, com o intuito de controlar melhor sua distribuição e trazer qualidade no acompanhamento das demandas de logística de cada região do planeta.

Uma suposta comunicação da Nike afirma: "O envio para consumidores internacionalmente viola os Termos e Condições de Venda da Nike. A violação das políticas de distribuição da Nike pode resultar em ações corretivas, incluindo a interrupção do acesso do varejista ao produto Nike".

A partir de um determinado momento, a marca, assim como sua subsidiaria Jordan Brand, passaram a proibir remessas internacionais de seus representantes oficiais que enviam seus produtos para fora de seu respectivo continente.

(Foto change.org)

Essas informações surgiram pela primeira vez em e-mails vazados há vários meses, nos quais a Nike aparentemente proibia expressamente seus parceiros de varejo de remeter qualquer produto "fora de suas operações comerciais".

No território europeu, a medida já está em vigor e algumas lojas já adicionaram em todos os produtos das duas marcas a informação que o envio para endereços não europeus está vetado. Os analistas do mercado têm discutido quais os possíveis efeitos negativos e positivos dessa nova política de envio.

Outros acreditam que as vendas de algumas lojas cairão consideravelmente, enquanto outros afirmam que o impacto não será tão grande assim e que a empresa pode ter iniciado uma tendência que será seguida por outras grandes marcas no futuro.

Para os varejistas, a base geral de consumidores diminuirá, embora eles possam vender para um grupo mais concentrado de compradores locais. Isso poderia resultar em uma comunidade muito mais unida e, por sua vez, em uma base de consumidores mais fiel. Se essas alterações ameaçarem todo o "eco sistema", eles provavelmente farão por enviarem internacionalmente, mesmo após receber a comunicação da Nike.