O encalhe do Ever Given pode ter afetado ou afetará os lançamentos de tênis?

O encalhe do Ever Given pode ter afetado ou afetará os lançamentos de tênis?

O cargueiro MV Ever Given, operado pela companhia Evergreen Marine Corp (Taiwan), encalhou no Canal de Suez, em meio a ventos violentos e a uma tempestade de areia, e ocasionou cerca de U$ 400 milhões em prejuízo por hora ao comércio mundial, enquanto parado e obstruindo a passagem de outras embarcações.

Pelo menos 248 embarcações ficaram impedidas de cruzar a principal rota mercantil entre a Ásia e a Europa, responsável por 10% do comércio marítimo internacional. Os prejuízos passam de U$ 38,4 bilhões (Aprox. R$ 221,1 bilhões) — o que faz chegar ao cálculo de U$ 400 milhões por hora (ou R$ 2,3 bilhões). E cerca de 450 navios esperaram autorização para passar pelo canal. 

Normalmente, mais de 100 navios cruzam o canal por dia, levando em torno de R$ 54,7 bilhões em mercadorias. Com o bloqueio, alguns navios mudaram a rota para conseguir realizar as entregas e tiveram que dar a volta pela África – o que gera um aumento do preço dos materiais e dos fretes pagos. 

(Imagem via satélite - Foto: Getty Images)

Muitos anúncios de lançamentos de sneakers foram adiados recentemente, algo já recorrente durante a pandemia, mas o "evento" ocorrido no Canal de Suez adicionou um pouco de frustração, complexidade e problemas logísticos para marcas, varejistas e, em última instância, consumidores.

Boa parte dos faturamentos e negociações foram perdidas ao longo dos dias desde que o Ever Green parou em 23 de Março, e como nenhum nicho do comércio mundial é intocável, a indústria dos tênis foi obrigada a cancelar os lançamentos que estavam previstos para o período. A movimentação em torno dos previstos lançamentos de tênis aguarda agora uma nova retomada, mas as estimativas seguem um tanto negativas para quem deseja cumprir as metas dos calendários. 

O analista e CEO da consultora SeaIntelligence, baseada em Copenhague, Lars Jensen explicou em reportagem que: "o encalhe do MV Ever Given criará problemas para importadores e exportadores nos próximos meses — não apenas para aqueles que navegam no Canal de Suez, mas para todas as embarcações. Isso porque a escassez de navios e de contêineres também afetará outros negócios".

(Foto: Getty Images)

Por ano, aproximadamente 19 mil navios passam pelo canal, transportando milhões de toneladas de mercadorias. A Lloyd’s List estima que o valor diário dos contêineres que transitam pelo canal é de U$ 9,5 bilhões (mais de R$ 54 bilhões).

"A cada dia que o canal permaneceu fechado, os navios não entregaram alimentos, combustíveis e produtos manufaturados para a Europa e nenhuma mercadoria foi exportada da Europa para o Extremo Oriente, refletindo diretamente nas cadeias de suprimentos mundial", acrescenta Aparecido Mendes da Rocha, corretor especializado em seguro de transporte internacional.

Após 6 dias encalhado, o meganavio voltou a navegar na última segunda-feira (29), desobstruindo a ligação marítima onde passam cerca de 12% de todo o comércio global.