A Nike já havia revelado a chegada da nova tecnologia Joyride e na última quinta-feira (25), anunciou o lançamento do tênis que ira estrear a novidade, o Nike Run Joyride Flyknit.
Criado para corredores de todos os perfis, ele garante transições suaves e ajuda a reduzir os "abalos" das passadas. Isso é importante tanto para uma corrida de aquecimento, no caso de maratonistas experientes, quanto para novatos no esporte que estejam em busca de uma corrida mais leve e macia, sem metas de tempo ou até mesmo distância.
(Foto Edgar Alvarez/Engadget)
O tênis tem como principal destaque um sistema inédito de amortecimento com milhares de bolinhas que compõem um sistema adaptável, que proporciona 14% maior absorção de impacto. A tecnologia da marca americana ajuda a dar a sensação de pernas descansadas e ameniza os efeitos dos movimentos constantes dos pés contra o chão que ocorrem durante a prática do esporte.
Tudo começou com um pedido recorrente de quem corre: achar uma maneira de deixar a corrida mais fácil. Tarefa difícil, né? Para cumpri-la, foi necessária muita criatividade para encontrar uma solução tecnológica inovadora. Levou alguns anos, mas Will Moroski e a sua equipe se divertiram bastante enquanto resolviam isso.
"Todo corredor sofre do mesmo problema: stress causado pelo movimento constante de contato forte dos pés com pisos mais duros. A gente sabia que, para resolver isso, precisávamos de um novo sistema de amortecimento." Will Moroski, gerente sênior da linha de produtos Nike Running.
O Nike Joyride é o resultado de intensos e repetitivos testes. 150 materiais foram testados antes de chegar ao TPE (Thermoplastic Elastomers ou em português, Elastómero Termoplástico). O TPE é um material com comportamento semelhante à borracha e é a base da composição das bolinhas.
(Foto Nike)
"Foram anos e anos de inovação para criar isso pensando em que precisávamos facilitar a corrida para os corredores", disse o diretor global de produtos para calçados, Kylee Barton.
A engenharia das cápsulas que abrigam as bolinhas também ajudou a resolver o problema das bolinhas migrando muito ao redor do pé e tornando-se desconfortáveis. Com as cápsulas, os designers da Nike conseguiram criar uma área de ajuste para cada interação do Nike Joyride.
As bolinhas são distribuídas nas cápsulas para corresponder a área de ajuste que se alinha às necessidades de desempenho de pontos específicos de cada passada. Por exemplo, se houver um total de 10 mil bolinhas, cerca de 50% das bolinhas cobrirão o impacto do calcanhar, enquanto 5% oferecerão amortecimento no dedo do pé.
De acordo com a fabricante, a construção do modelo de estreia permite que a espuma se expanda em todas as direções, propriedade chamada de deslocamento multidimensional. A plataforma cria uma sustentação dinâmica para os pés, que se ajusta à anatomia de cada corredor e se transforma numa solução de amortecimento personalizado.
A distribuição das cápsulas que contêm as bolinhas leva em consideração o movimento dos pés no momento em que tocam o chão. A cápsula localizada no calcanhar, por exemplo, é maior, pois absorve mais impacto, enquanto as situadas na parte dianteira dos pés são projetadas para facilitar o movimento de transição para frente.
O Joyride junta-se ao Nike Air e à Nike React como o mais novo elemento no catálogo variado de plataformas de amortecimento da Swoosh. Outras silhuetas que devem receber o Nike Joyride são o Nike Joyride NSW , o Nike Joyride NSW Setter, o Nike Joyride NSW Optik exclusivo para mulheres e o Nike Joyride Kids Nova.
O novo modelo Nike Run Joyride Flyknit será lançado no Brasil no próximo dia 8 de agosto e terá lançamento exclusivo por 72 horas no siteda marca, a partir das 10h. E posteriormente, no dia 15 de agosto deverá ganhar um lançamento mais amplo em lojas autorizadas. Cada par deverá sair pelo preço de R$ 799,99.