Revenda de tênis na China ultrapassa US $ 1 bilhão

Revenda de tênis na China ultrapassa US $ 1 bilhão

Por Rodrigo Dhakor

O mercado de revenda de tênis chinês ultrapassou a marca de US $ 1 bilhão em valor em 2019, de acordo com a empresa de dados iiMedia Research e segundo Scott Cutler, diretor executivo da bolsa de tênis SoleTrade LLC, mais conhecida como StockX.

O feito posiciona a China como uma das economias que mais crescem em um mercado global de US $ 6 bilhões, que ainda é liderado pelos Estados Unidos. Os investidores chineses especulam há muito tempo sobre ativos alternativos, como criptomoedas, licores Kweichow Moutai Co. e alho. Mas agora, os tênis ganharam sua atenção. Ao contrário das ações chinesas, que só crescem até 10% em qualquer direção, não há limite para o retorno que acontece no universo dos calçados.

A prática de revenda na China foi impulsionada pelo surgimento de plataformas locais de negociação de tênis, como a Poizon, cujo volume anual gera cerca de 15 bilhões de yuans (Aprox. R$ 8 bilhões e meio). É mais do que o triplo do volume do StockX.

(Foto Qilai Shen) 

"A China em breve se tornará a capital mundial dos sneakers", diz Henek Lo, gerente geral da GOAT China, revelando que a demanda dos millennials chineses é "algo que nunca se viu em nenhum outro lugar".

O relatório, "Tênis como uma classe de ativos alternativos", baseado na pesquisa de canal de Cowen e em pesquisas de terceiros, estima que o mercado de revenda de tênis que era de cerca de US $ 2 bilhões está crescendo rapidamente.

Seus autores - os analistas da Cowen John Kernan, John Blackledge, Krista Zuber e Jared Orr - projetam o mercado de revenda de tênis e roupas para continuar crescendo nos dois dígitos, ano após ano, triplicando seu tamanho atual nos próximos seis anos.

"O mercado não regulamentado de revenda ou pós-venda de tênis e roupas está aumentando rapidamente, impulsionado pelo estoque enxuto das principais marcas de tênis, aparições de consistentes novos lançamentos para atrair uma comunidade de entusiastas da mesma opinião e mercados digitais que oferecem transparência e facilidade de uso", diz o relatório.

Todos os envolvidos na revenda podem se beneficiar à medida que o mercado cresce e é mais dinâmico, mas são os tênis que estão impulsionando sua ascensão. Os obsessivos estão dispostos a gastar muito dinheiro em lançamentos de edição limitada para adicionar à sua coleção, atravessando marcas e preços.

"Como todos os ativos, não há como saber onde está o pico", disse Yu Yingbo, diretor de investimentos da Shenzhen Qianhai United Fortune Fund Management Co. "Enquanto houver altos retornos, haverá dinheiro perseguindo-os".

(Foto Qilai Shen) 

A tecnologia de hoje torna o comércio mais sofisticado. Os aplicativos coletam lances e solicitam preços, traçam custos e volume em tempo real, além de permitem que os usuários compartilhem conselhos de investimento. Alguns também permitem que os clientes comprem cupons que podem ser trocados por calçados antes da chegada dos modelos cobiçados.

Recompensas significativas geralmente são acompanhadas de riscos significativos, e no comércio de tênis não é diferente. Dos mais de 2.600 modelos colecionáveis ​​vendidos na plataforma Nice App Mobile Technology, com sede em Pequim, 56% perderam valor, segundo dados da empresa. Apenas 0,4% dos tênis tiveram retornos de mais de 1.000% no aplicativo.

De olho na crescente demanda chinesa, outras plataformas de comércio mais estabelecidos nos EUA querem uma parte da ação na China. A plataforma GOAT lançou um miniprograma semelhante a um aplicativo dentro da principal plataforma chinesa de mensagens WeChat em julho. Já outras informações sugerem que StockX está planejando seus investimentos e movimentos para a região.

O StockX planeja introduzir pagamento local e suporte a idiomas ainda esse ano, disse Cutler, anteriormente chefe de listagens globais na Bolsa de Valores de Nova York. Já que a China representa cerca de 10% do volume de transações da StockX.

Tian Hao, reseller chinês, está convencido de que decifrou o código. Hoje em dia, seu apartamento em Pequim, com 90 metros quadrados, serve principalmente como espaço de armazenamento para seu deadstock, que ele estima valer centenas de milhares de dólares. 

(Foto Qilai Shen) 

Quase não há espaço para passear na sala de estar, onde centenas de caixas de sapatos estão empilhadas no sofá, no console da TV e na mesa de café. Como Tian fica com pouco espaço, ele deixa tênis com um amigo. Em troca, Tian o ajudou a investir 260.000 yuans em tênis. Depois de dividir os lucros, cada um ganhou cerca 90.000 yuanes em dois meses.

"Este é um dos meus melhores investimentos este ano", disse Tian. "Meu amigo não pode parar de me ajudar".

O CEO da Nice, Alex Zhou ressalva: "Não embarque no caminho incontornável da especulação para a ganância do lucro a curto prazo, isso vai prejudicar os outros, assim como você".

O aplicativo Nice suspendeu gráficos de preços, uma tabela de classificação para desempenho de preços e discussões sobre investimentos.

Ainda assim, isso não está impedindo revendedores como Tian, ​​que disse que espera continuar negociando nos próximos três a cinco anos.

"As cebolinhas que entrarem nesse mercado podem sair", disse Zhou, usando um apelido para investidores em movimento."Mas os amantes e colecionadores de tênis serão suficientes para alimentar essa indústria de revenda".