Em 1987 com o lançamento do Air Max 1, o design da caixa refletia a alta tecnologia e sua revolução em relação à engenharia de precisão e desempenho. Apresentava uma tampa vermelha sobre uma base contrastante com tons cinzas em diagonal. A parte superior vermelha da caixa era atraente e ousada, assim como o tênis e a base possuía um senso industrial. E palavras do lado da caixa reforçavam a ideia dizendo: “Os tênis esportivos da Nike são fabricados de acordo com as especificações exatas de atletas campeões em todo o mundo.”
(Foto Nike)
Em 1991, no lançamento do Air Max 180, a caixa refletiu muito da inovação e do raciocínio a favor do design do próprio tênis. A natureza futurista do sapato é replicada através do uso do prata na caixa. A forma da caixa utiliza um fechamento articulado, criando uma diagonal em cada extremidade da caixa.
(Foto Nike)
1992 viu a introdução de um novo estilo de caixa Air Max novamente, para acompanhar à crescente adição da família Air Max. A nova caixa claramente tirou muito da sua inspiração na caixa OG, mas apresentava um design mais simples. A tampa superior da caixa usava um vermelho ou um laranja. No entanto, a base da caixa assumiu uma abordagem mais minimalista, descartando o padrão diagonal usado em caixas anteriores, para uma cor cinza simples.
(Foto Nike)
Com o Air Max 93 surgiu outro novo design de caixa, com uma abertura articulada semelhante à da caixa do Air 180. O design da caixa era simples, com uma divisão em preto e branco criada pela diagonal em cada extremidade. A cor da caixa foi pensada para ser de utilização mais genérica, e para que várias silhuetas disponibilizasse a mesma caixa.
(Foto sneakerboxco)
Introduzida na Nike em 1994, uma nova caixa possuía extremidades e laterais da caixa com a finalidade de utilizar materiais mais recicláveis e que mantinham um pouco de consistência. A caixa continha tampo vermelho e uma base preta, o topo da caixa agora usava um papelão cru e apresentava detalhes da branding por toda parte, um grande Swoosh no topo, "Just Do It" na lateral e outros lembretes por toda extensão.
(Foto sneakerboxco)
Por volta do ano 2000, a Nike apresentou a caixa que os designers optaram por utilizar acabamento metade papelão laranja e metade papelão cru com uma faixa cinza separando às duas cores. A caixa era utilizada para inúmeros lançamentos do catálogo da marca, não abrangia só os tênis e remetia a nostalgia dos anos 90.
(Foto Nike)
Por vola de 2006, a caixa completamente laranja volta a tona, em seu design incrivelmente simples, icônico e memorável. Originalmente, a caixa era usada para uma variedade de lançamentos, sendo utilizada tanto a linha de desempenho quanto para a linha streetwear.
(Foto Nike)
A caixa laranja continuou a ser usada na linha de alto desempenho e nos lançamentos esportivos, no entanto, todos os lançamentos de streetwear ganharam um subgênero no final de 2008 e a Nike lança a linha Sportswear e, portanto, nasce uma nova caixa, voltada para adequados relançamentos, novas silhuetas híbridas e lançamentos específicos.
(Foto R. Dhakor)
A caixa Sportswear de papelão bruto foi usada até 2013, quando foi substituída por uma caixa vermelha all-over para celebrar modelos do Air Max. Ela possui um enorme logotipo da Nike Swoosh em seu topo e foi concebida para expor uma sensação retro, sendo como um aceno para as caixas do passado.
(Foto Snapguide)
Uma vez que o Nike SB foi lançado, a marca procurou distinguir sua linha de skate das outras linhas através de suas caixas e introduziu em seus lançamentos a chamada "Box Color Eras".
(Foto Doctorconover)
A era da caixa de prata adicionou novos calçados de skate em suas próprias caixas colecionáveis no ano de 2003. A “Pink Box Era” foi o momento inovador que indica a introdução dos materiais premium traçando colaborações e tornando a melhor era da linha. A caixa preta abrigava outros conceitos forte de estilos, a linha SB tinha jogado fora o livro de regras em termos de design.
(Foto Nike)
A “Era da Caixa de Ouro” armazena modelos que utiliza elementos de praticamente todos os lançamentos de SB de alto perfil, colocando os em um único tênis.
A "Blue Box Era" viu o aumento do interesse no SB Dunk, com colecionadores correndo atrás de novas tendências e skatistas querendo simples calçados vulcanizados.
(Foto Buddyfresh)
A "Taped Box Era" significava que algo teria sido enviado do futuro, mudou a questão qualidade e o fornecimento exclusivo de mercadorias para as principais lojas de skate. A distribuição passou a ser general release. Com números de produção mais altos, parecia uma sombra para os dias de glória da linha.
(Foto Themaven)
Se "Taped Box Era" foi um ponto negativo para a linha, as caixas “Tiffany” anunciaram o início do renascimento do SB, sendo sinônimo de grandes colaborações e silhuetas de grande frizon.
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Ainda existem inúmeras caixas da marca que fizeram, fazem e farão muito mais coloridas as pilhas de caixas de inúmeras coleções. Impossível identificar todas e sempre ficarão várias de fora, como as caixas de toda coleção Jordan, por exemplo. Se não as conhece dê uma pesquisada, se já é entendedor do assunto, aproveite para rever suas caixas e aquele bonito sneaker guardado com tanto carinho.