Tênis de Kanye West, considerado um dos mais cobiçados do planeta vai a leilão

Tênis de Kanye West, considerado um dos mais cobiçados do planeta vai a leilão

A casa de leilões Sotheby's vai leiloar um par de Nike Air Yeezy 1 usado por Kanye West e prevê que o recorde da venda alcance U$ 1 milhão (Aprox. R$ 5,7 milhões).

Este leilão será uma venda privada, então nem o comprador, nem o preço final serão revelados publicamente, a menos que eles decidam se revelar.

Trata-se do então Nike Air Yeezy 1 "Grammy Worn" – mais especificamente, um sample desenvolvido pela divisão “Innovation Kitchen” da Nike (onde são criados alguns dos projetos mais secretos e especiais da marca) que o próprio Kanye West usou durante sua apresentação na cerimônia do Grammy em 2008.

(Foto: Getty Images)

O tênis é raríssimo e o modelo único é considerado um dos mais cobiçados por colecionadores do planeta.

 

(Fotos: Sotheby's)

Antes de colaborar com o rapper, a Nike trabalhava apenas com atletas de elite em algum de seus modelos. Em 2009 a marca lançou essa parceria para trazer a série limitada Air Yeezy 1, seguida três anos depois pela chegada dos Air Yeezy 2.

No ano seguinte, o rapper rompeu sua collab com a Nike ao considerar que recebia uma parte insuficiente de renda lucrativa da marca, assinou com a Adidas em 2014 e criou a linha Yeezy, um grande sucesso, até o ponto de gerar quase U$ 1,7 bilhão de lucro no ano passado.

“Esse par introduziu o Nike Yeezy ao mundo, redefinindo o que um tênis-assinatura poderia ser”, escreveu o time da Sothebys no anúncio da venda. 

O par à venda pela Sotheby's é propriedade de Ryan Chang, um colecionador de alguns dos sneakers mais raros do mercado, e estará em exibição em Hong Kong de 16 a 21 de Abril.