No início de Março, imagens de um Nike Air Force 1 Experimental com motivos inspirados em caixas e envelopes da USPS (Serviço Postal americano) foram divulgadas, e ao mesmo tempo que muitos gostaram da interação e outros acharam engraçado, especialmente porque a Nike costuma fazer suas entregas via UPS, a USPS não ficou satisfeita e não curtiu a ideia.
"O calçado experimental Nike Air Force 1 “USPS” não é licenciado nem autorizado de outra forma pelo Serviço Postal dos Estados Unidos.
Os Correios, que não recebem impostos sobre despesas operacionais e dependem da venda de postagem, produtos e serviços para financiar suas operações, protege sua propriedade intelectual. Produtos oficialmente licenciados vendidos no mercado expandem a afinidade com a marca Postal Service e fornecem receita incremental por meio de royalties que a sustentam diretamente. As vendas de produtos não autorizados e não licenciados negam apoio às mulheres e homens que trabalham nos Correios.
Esta é uma situação infeliz onde uma grande marca como a Nike, que protege agressivamente sua própria propriedade intelectual, optou por usar outra marca para alavancar seu próprio ganho. Os Correios estão desapontados com a falta de resposta da Nike às repetidas tentativas de chegar a uma solução. O Serviço Postal tomará todas as medidas que julgar necessárias para proteger seus valiosos direitos de PI".
A declaração chega ao mesmo tempo em que a Nike está processando a MSCHF pelos Air Max 97 “Satanás Shoes”, criado em parceria com o Lil Nas X.
Nos últimos tempos, a Nike também entrou em uma briga judicial contra o designer Warren Lotas por seus tênis “Reaper”, uma silhueta fortemente inspirada no SB Dunk Low.
Até o fechamento (09), o Nike Air Force 1 Experimental “USPS” ainda não chegou ao mercado e nem recebeu uma data oficial de lançamento.