Vendas da Adidas caem 19% no primeiro trimestre de 2020

Vendas da Adidas caem 19% no primeiro trimestre de 2020

A Adidas prevê que as vendas cairão 40% no segundo trimestre depois que a gigante alemã de roupas esportivas viu suas expectativas de lucros despencarem mais de 90% com a queda de 19% nas vendas nos primeiros três meses do ano devido ao fechamento de lojas motivada pela onda do coronavírus.

"Os dois primeiros meses do trimestre ... tudo foi realmente normal. E então vimos uma queda dramática, basicamente, caindo do penhasco em meados de Março", disse o CEO Kasper Rorsted em uma entrevista publicada no "Squawk on the Street " da CNBC.

Seu lucro líquido no primeiro trimestre foi de 26 milhões de euros, uma queda de 96% em relação ao ano anterior. A Adidas disse que, devido à incerteza sobre a duração dos fechamentos de suas lojas, seria incapaz de oferecer uma perspectiva para o ano inteiro.

O comércio eletrônico - que Rorsted descreveu como "o único canal que permaneceu totalmente operacional na maior parte do mundo" - aumentou 35%, mas não conseguiu compensar a perda causada pelos fechamentos induzidos pela pandemia em todo o mundo.

(Foto Getty Images)

Olhando para o segundo trimestre, a empresa disse que espera que "as baixas do primeiro e do segundo trimestres de 2020 sejam mais pronunciados do que os registrados no primeiro trimestre de 2019". Mas como mencionado, a previsão é de que as vendas caiam mais de 40% abaixo do ano passado.

Rorsted ainda disse na segunda-feira que, apesar da situação atual, a indústria de artigos esportivos surgiria favoravelmente a médio prazo, devido ao aumento do foco em saúde e fitness em todo o mundo.

"A prática do exercício, assim que as pessoas tiverem permissão para sair de casa, acho que crescerá muito rapidamente, porque são semanas de confinamento, e eu acho que esse desejo de sair e mudar será bastante grande", disse ele.

Rorsted também sugeriu que o desempenho recente do negócio na China dá uma dica sobre como pode surgir a crise em algum momento do mundo.

"O que vimos na China em Março é o crescimento em nossas próprias lojas de varejo, um crescimento muito forte em nosso comércio eletrônico - crescemos 35% no trimestre, crescemos 55% globalmente no comércio eletrônico no mês de Março, e crescemos ainda mais rápido na China - e estamos vendo essa tendência na China continuar no mês de Abril", disse ele.

A notícia surge posteriormente ao recém-aprovado empréstimo feito pelo governo alemão à marca, de aproximadamente US $ 3,3 bilhões, e que foi criado para ajudar nesse período complicado de pandemia.

A Adidas afirmou ter uma posição de caixa de 1,975 bilhão de euros no dia 31 de Março.